Plano de Aula

Plano de aula: O efeito estufa terrestre

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeito estufa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Professor, nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, envolvendo o mecanismo natural do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a quarta aula sobre a temática. Ela será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU03. O objetivo do plano é que os alunos descrevam o mecanismo natural do efeito estufa.

Durante a atividade, os alunos terão que construir representações e esquemas, como infográficos e mapas conceituais. Caso seja necessário, apresente alguns exemplos, para que eles possam compreender o que é esperado deles nesta atividade.

Se a escola dispor de uma sala de informática (ou de computadores portáteis que possam ser utilizados em sala), esta aula poderá ser realizada neste local. Neste caso, não há necessidade de impressão dos materiais, já que os alunos poderão acessá-los diretamente nos computadores.

Materiais necessários para a aula

https://veja.abril.com.br/ciencia/onu-efeito-estufa-pode-elevar-temperatura-mundial-em-4-graus-ate-2100/

http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2012/05/entenda-por-que-o-efeito-estufa-e-fundamental-para-vida-na-terra.html

  • Texto de apoio impresso.
  • Atividade “Mão na massa” impressa* (1 folha para cada 2 alunos).

* Caso você opte pela construção do infográfico sem o esboço, forneça apenas papel sulfite.

* Caso a escola disponha de computadores, os alunos poderão usar algum software disponível, como o PowerPoint, para a construção dos infográficos e do mapa conceitual. Para isso, podem fazer uso da ferramenta de desenho, que também possibilitará a construção do mapa conceitual.

Caso a escola tenha acesso à internet, existem sites que possibilitam a construção de infográficos como, por exemplo, o Canva https://www.canva.com/ (neste caso, além do acesso a internet é necessário conta de e-mail para acessar a plataforma). O professor poderá fornecer a imagem na qual os alunos irão construir os seus infográficos. Os trabalhos posteriomente poderão ser compartilhados com o docente.

Caso haja a possibilidade de instalação de programas, há ferramentas gratuitas e específicas para a construção de mapas conceituais como, por exemplo, o CmapTools https://cmaptools.softonic.com.br/.

Sugestões de aprofundamento, para o professor:

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação. Caso a aula ocorra na sala de informática, organize os alunos em duplas/trios para cada computador.

Leia o tema da aula para turma e comente que hoje iremos retomar a discussão a respeito do efeito estufa. No entanto, agora iremos estudar o fenômeno natural que acontece em nosso planeta, sua importância para a vida e as consequências de sua intensificação.

Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO