GE07_03UND05 - Trechos Constituição Federal - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Comunidades caiçaras do litoral sul e sudeste brasileiro
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Territorialidades e direitos de povos originários
Por: Murilo Rossi
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a origem dos caiçaras como um fator que legitima a sua permanência em seus territórios originais, exercendo seu direito histórico adquirido de se viver em comunidade. Os caiçaras passaram por um processo de (des)construção devido a ocupação de seus territórios. Porém, suas características predominantes ainda são sobreviver com os recursos naturais disponíveis, assim como técnicas de caça, pesca e cultivo tradicionais e rudimentares. Diante disso, a Constituição Federal de 1988 garante direitos para tais povos tradicionais mas, muitas vezes, a realidade não se apresenta assim como um direito básico legalmente constituído. Para isso, é proposta uma leitura do trecho da Constituição que versa sobre isso, fazendo o aluno refletir, debater e construir uma justificativa escrita (produção de texto) sobre a necessidade de se garantir direitos dos caiçaras de viver em suas comunidades e seus territórios.
Materiais necessários: Projetor de slide, cópias impressas das imagens e de trechos da Constituição Federal, caneta e/ou lápis, caderno.
Material complementar:
Imagem: Indígena Contextualização
Imagem: Quilombola Contextualização
Imagem: Caiçara Contextualização
Trechos Da Constituição Federal - Ação Propositiva
Atividade Ação Propositiva - Leitura, Interpretação E Produção De Texto
Para você saber mais:
CAIÇARAS, O TRADICIONAL POVO DO LITORAL BRASILEIRO
Disponível em: http://www.comciencia.br/caicaras-o-tradicional-povo-do-litoral-brasileiro/ Acesso em 15 abr. 2019.
CULTURA CAIÇARA
Disponível em: http://www.nacaoecologica.com.br/guaruja/origem/item/152-cultura-caicara Acesso em 15 abr. 2019.
As populações caiçaras e o mito do bom selvagem: a necessidade de uma nova abordagem interdisciplinar
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012000000100005 Acesso em 15 abr. 2019.
O que é caiçara?
Disponível em: https://universidadedocotidiano.catracalivre.com.br/o-que-aprendi/unimonte/o-que-e-caicara/ Acesso em 15 abr. 2019.
Cultura Caiçara em Ubatuba
Disponível em: https://www.cidadeecultura.com/cultura-caicara-em-ubatuba/ Acesso em 15 abr. 2019.
DIREITO TERRITORIAL CAIÇARA: ANÁLISE DO CASO DA COMUNIDADE CAIÇARA DA PRAIA DA TRINDADE.
Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=03afdbd66e7929b1 Acesso em 15 abr. 2019.
A luta dos caiçaras para não perder heranças do passado após ver terras virarem reservas ou condomínios
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46243374 Acesso em 15 abr. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva na lousa ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir características que dão legitimidade à cultura caiçara, seus direitos, sua relação com seus territórios historicamente e legalmente de direito, assim como refletir sobre sua atual situação. Os povos caiçaras tradicionalmente se encontram no litoral da região sul e sudeste brasileira, sendo descendentes diretos dos indígenas, europeus e africanos. Por ser uma região tradicionalmente utilizada para o turismo, suas terras têm sido usurpadas, interferindo na continuidade de sua cultura e de suas relações tradicionais. O direito dos caiçaras ainda não está claro na legislação específica, nem mesmo na Constituição Federal. Mas há abertura para uma interpretação de tais documentos que possa garantir a continuidade de suas tradições em suas áreas específicas, reconhecendo sua territorialidade.
Como adequar à sua realidade: Caso resida em cidades/regiões que ainda é presente a cultura caiçara, adeque o conteúdo de aula para tais realidades, construindo uma relação de aprendizagem mais presente junto ao seu aluno.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO