GE07_03UND02 - Sistematização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Os povos da floresta e Amazônia Legal
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Territorialidades e direitos de povos originários
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade tem o objetivo de compreender as territorialidades das comunidades tradicionais, assim como reconhecer a legitimidade de suas formas de existência, discutindo sua luta por reconhecimento de direitos e pela demarcação de terras. Este plano objetiva a compreensão e reflexão acerca das relações de existência e vivência entre os povos da floresta (o enfoque dado neste plano são os povos indígenas, apesar de compreendermos que existem diversos outros povos e comunidades tradicionais que vivam das florestas) e as delimitações da Amazônia legal no sentido de pensar as ameaças enfrentadas por esses povos a partir do desmatamento e avanço da fronteira agrícola.
Materiais necessários:
- Quadro
- Caderno
- Lápis e borracha
Material complementar:
Imagens da contextualização disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TYEzmV7VeYN4WEKXmSk7g23wVcrf9FQA8A6J7Hx3vF5AnDHf6hMFf2sW4BuX/ge07-03und02-contextualizacao-imagens.pdf
Imagens da ação propositiva disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XnnX7jMfvN2cJ6N3cpBcTtCEGJtqYy5zsAN44tgYcXEpPUazvPs5qk3hJGaC/ge07-03und02-acao-propositiva-imagens.pdf
Imagem da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vCmd5JFbff2tYvah3avcdPsv6YCx5N6df44Ye7nYz8QnpUvhzeFpSuU5tEmr/ge07-03und02-sistematizacao-imagens.pdf
Para você saber mais:
O que é a Amazônia Legal. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, nov. 2014. Disponível em:
Modos de ocupar o território. Mirim Povos Indígenas. ISA. Disponível em: <https://mirim.org/modos-de-ocupar-o-territorio>. Acesso em: 25 de março de 2019.
“No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é”. Entrevista em 26 de Abril de 2006, Eduardo Viveiros de Castro. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/files/file/PIB_institucional/No_Brasil_todo_mundo_é_índio.pdf>. Acesso em: 25 de março de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir acerca das relações de existência e vivência entre os povos da floresta e as delimitações da Amazônia legal.
Como adequar à sua realidade: Caso a escola esteja situada na região que compreende a Amazônia legal, questionar quem são os povos que vivem e as territorialidades, ou seja, expressões culturais e simbólicas que demarcam na produção do espaço o modo de ser e viver das comunidades.
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