Plano de Aula

Plano de aula: Desigualdade no Brasil

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desiguadades socioespaciais e impactos socioambientais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade tem por objetivo compreender as influências da produção, circulação e consumo de mercadorias no território brasileiro, sobretudo, a partir da perspectiva ambiental e da distribuição desigual das riquezas. Trata-se de analisar as diferentes formas de ocupação e configuração do território sob as dinâmicas de produção, circulação e consumo de mercadorias. Este plano objetiva a reflexão sobre as desigualdades socioeconômicas brasileiras construídas a partir de sua formação econômica e social, que se relacionam com a produção, circulação e o consumo de mercadorias. Para tal, conta com discussões baseadas em índices socioeconômicos brasileiros seguidas de confecção em dupla e socialização de histórias em quadrinhos sobre o tema da aula.

Materiais necessários:

  • Quadro
  • Projetor (caso não seja possível projetar os slides, é possível imprimir seu conteúdo ou ainda buscar por material semelhantes em livros didáticos e/ou apostilas)
  • Folha sulfite
  • Lápis de escrever, borracha, lápis de cor, canetinha
  • Régua

Material complementar:

Imagens utilizadas no plano:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GeCDFy4KHvb6mwGJby5ACp6WnbYKseKNJ9gqxeSBB4zn4PctyqC69VUkAWnS/geo7-06und05-imagens.pdf

Para você saber mais:

O site “Atlas do Desenvolvimento Humano” que permite a visualização de um panorama do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), além de dados sobre os estados e Brasil. A plataforma apresenta indicadores de demografia, educação, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade com base nos censos demográficos.

Disponível em: <http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/home/>. Acesso em 07 mar 2019.

ALMEIDA, Rodolfo; ZANLORENSSI, Gabriel. A evolução da desigualdade de renda no Brasil e no mundo. Revista Nexo. 31 de julho de 2017. Disponível em:

<https://www.nexojornal.com.br/grafico/2017/07/31/A-evolu%C3%A7%C3%A3o-da-desigualdade-de-renda-no-Brasil-e-no-mundo>. Acesso em 07 mar 2019.

BONETTI, Alinne; ABREU, Maria Aparecida (org.). Faces da desigualdade de gênero de raça no Brasil. Ipea. Brasília, 2011. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_facesdadesigualdade.pdf>. Acesso em 07 mar 2019.

MARCONDES, Mariana Mazzini et. al. Dossiê Mulheres Negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil. Ipea. Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_dossie_mulheres_negras.pdf>. Acesso em 07 mar 2019.

NERY, Victor H. da S.; FREITAS, Anniele S. F. Histórias em Quadrinhos no Ensino de Geografia: possibilidades e propostas. 6º Encontro Regional de Ensino de Geografia Ensinar Geografia com a Diferença e com a Política Universidade Estadual de Campinas, 19 a 21 de outubro de 2018. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RWTUguPBFvmtU33d2BRWYfzAt5HRJZa5zTSRzNTtKrhZTp6fCXTrqJ5CczvX/historia-em-quadrinos-e-ensino-de-geo.pdf>. Acesso em 07 mar 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Índice de Gini. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/indice-gini.htm>. Acesso em 07 mar 2019.

VENTURINI, Lilian. Como está a desigualdade de renda no Brasil, segundo o IBGE. Revista Nexo. Disponível em:

<https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/11/30/Como-est%C3%A1-a-desigualdade-de-renda-no-Brasil-segundo-o-IBGE>. Acesso em 07 mar 2019.

Contextos Prévios: Para esta aula é recomendável que os alunos estejam familiarizados com discussões acerca da existência de grandes extensões de terra pertencentes a um pequeno grupo de pessoas (latifúndios) ao longo da História do Brasil a partir das sesmarias. Recomenda-se também familiaridade com a presença de mão-de-obra escravizada nas produções agrícolas durante longo período de tempo.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro. Diga aos alunos que nesta aula vocês discutirão sobre o que é desigualdade e em como a gente pode pensar o Brasil a partir das suas desigualdades socioeconômicas. Exponha que “desigualdades socioeconômicas” fazem referência a diferenças sociais e econômicas entre as pessoas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados