Plano de Aula

Plano de aula: Impactos ambientais da agropecuária

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desiguadades socioespaciais e impactos socioambientais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade tem por objetivo as influências da produção, circulação e consumo de mercadorias no território brasileiro, sobretudo, a partir da perspectiva ambiental e da distribuição desigual das riquezas. Trata-se de analisar as diferentes formas de ocupação e configuração do território sob as dinâmicas de produção, circulação e consumo de mercadorias. Este plano objetiva discutir com os alunos determinados impactos ambientais decorrentes da produção agrícola a partir da exploração da monocultura no contexto nacional, como desmatamento a partir do avanço da fronteira agrícola, utilização de defensivos agrícolas (agrotóxicos) e consumo de água. Para atingir tal intento, o plano inicia-se com uma discussão acerca dos impactos ambientais, seguida de atividade em grupo voltada à confecção de um fanzine com posterior socialização das produções.

Materiais necessários:

  • Quadro
  • Projetor (na ausência do projetor as imagens podem ser impressas e os textos podem ser escritos no quadro)
  • Revistas e jornais (sem necessidade de serem atuais, serão recortados)
  • Tesoura, cola, canetinha, lápis de cor, giz de cera, lápis de escrever, borracha
  • Folha sulfite

Material complementar:

Imagens utilizadas nas etapas de Contextualização e Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KhZKNb9M63NBrNEy6fhVjdz49eAM4pX9ktcuwr89a4PcPBybhJuQymhd9cNT/ge07-06und02-imagens-utilizadas-no-plano.pdf

Para você saber mais:

MELO, Roseli Freire. BRITO, Luiza Teixeira de Lima. Pesticidas e seus impactos no ambiente. Embrapa Semiárido. 2010. Disponível em:

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/89981/1/Roseli.pdf (Acesso em 11/02/2019)

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Agropecuária. Mundo Educação. s/d. Disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agropecuaria-5.htm (Acesso em 06/02/2019)

SOUSA, Rafaela. Monocultura. Geografia Econômica. Mundo Educação. s/d Disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/monocultura.htm (Acesso em 09/02/2019)

IWAKI, Gheorge Patrick. Contaminação ambiental por agrotóxicos: efeitos invisíveispara o solo, água e ar. Portal de Tratamento de Água. 30 de maio de 2018. Disponível em:

https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/contaminacao-ambiental-por-agrotoxicos/ (Acesso em 11/02/2019)

BARBOSA, Vanessa. ONU alerta para poluição das águas por abuso de agrotóxicos no campo. Revista Exame. 01 de julho de 2018. Disponível em:

https://exame.abril.com.br/mundo/onu-alerta-para-poluicao-das-aguas-por-abuso-de-agrotoxicos-no-campo/ (Acesso em 09/02/2019)

CAMPELLO, Marcelo. A questão ambiental e a nova geopolítica das nações: O discurso tecno(eco)lógico e a perpetuação da divisão internacional do trabalho. Conferência Internacional LALICS 2013 “Sistemas Nacionais de Inovação e Políticas de CTI para um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”– Rio de Janeiro, 11 e 12 de Novembro, 2013. Disponível em:

http://www.redesist.ie.ufrj.br/lalics/papers/80_A_questao_ecologica_e_a_nova_geopolitica_das_nacoes_o_discurso_tecnoecolgico_e_a_perpetuacao_da_divisao_internacional_do_trabalho.pdf (Acesso em 04/02/2019)

RODRIGUES, Arlete Moysés. A questão ambiental e a (re)descoberta do espaço: uma nova relação sociedade/natureza? Boletim Paulista de Geografia, nº 73, 1994. Disponível em:

http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/article/view/886 (Acesso em 04/02/2019)

Contextos prévios:

Para este plano é recomendado que os alunos estejam familiarizados com objetivos de aprendizagem pautados na Habilidade da BNCC EF07GE05: “Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo” - sobretudo no que tange ao desenvolvimento da agricultura brasileira voltada à exportação.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, falando que hoje vocês discutirão sobre os impactos ambientais decorrentes da agropecuária no Brasil. Explique, sucintamente, que “agropecuária” é um termo que envolve as atividades agrícolas (cultivo de plantas) e pecuária (criação de gado/animais).

Como adequar à sua realidade: Caso o município onde a escola se insere desempenhe de modo mais intenso alguma dessas atividades leve essa questão para que seja discutida em aula. É possível também que essa realidade esteja presente no cotidiano dos alunos a partir de atividade desenvolvida pela sua família e/ou conhecidos - se for o caso, problematize se a produção em questão se trata de produção familiar ou modelo agro-exportador. No decorrer da aula, enquanto os impactos vão sendo apresentados, dialogue com os alunos buscando levantar seus conhecimentos sobre algum desses impactos, mesmo que não estejam diretamente relacionados à atividade agropecuária.

Para você saber mais:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Agropecuária. Mundo Educação. s/d. Disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agropecuaria-5.htm (Acesso em 06/02/2019)

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO