Pratica ambientais e ensino de Geografia_Giramundo
Plano de Aula
Plano de aula: Extrativismo e impactos socioambientais
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desiguadades socioespaciais e impactos socioambientais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade tem por objetivo as influências da produção, circulação e consumo de mercadorias no território brasileiro, sobretudo, a partir da perspectiva ambiental e da distribuição desigual das riquezas. Trata-se de analisar as diferentes formas de ocupação e configuração do território sob as dinâmicas de produção, circulação e consumo de mercadorias.Este plano objetiva a análise dos impactos socioambientais aos quais as populações estão submetidas a partir da estrutura de determinadas atividades extrativistas no Brasil, como a vegetal - com a extração de madeira e a mineral - com a extração de minérios e petróleo.
Materiais necessários:
- Quadro
- Projetor (caso não seja possível utilizar o projetor recomenda-se a utilização do quadro)
- Caderno, lápis grafite, borracha
Material complementar:
Imagens utilizadas no plano:
Texto da etapa de Problematização:
Para você saber mais:
OLIVEIRA, Leandro Dias. RAMÃO, Felipe de Souza. Práticas ambientais e ensino de Geografia: para além do desenvolvimento sustentável como norma. Práticas Pedagógicas. Revista Giramundo, V.2, N.4, P.73-81, Rio de Janeiro, Jul/Dez, 2015. Disponível em:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MesxnaffFYFyYpUU7PfKYJAfU7SPwck2A9DgbTCeRZ6rVD6suX7THMxfckJB/pratica-ambientais-e-ensino-de-geografia-giramundo.pdf (Acesso em 19/02/2019)
FURLAN, Sueli. Educação ambiental e Geografia: reflexão, ensino e prática. Nova Escola, 01 de fevereiro de 2014. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/2023/educacao-ambiental-e-geografia-reflexao-ensino-e-pratica (Acesso em 19/02/2019)
SUÇUARANA, Monik da Silveira. Poluição causada pela mineração. InfoEscola. s/d Disponível em:
https://www.infoescola.com/meio-ambiente/poluicao-causada-pela-mineracao/ (Acesso em 18/02/2019)
MENDES, Chico. A Luta dos Povos da Floresta. Terra Livre nº 7, 1990. Disponível em:
https://agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/81/80 (Acesso em 16/02/2019)
BRASIL, Meteoro. Chico Mendes: para nunca esquecer. Canal Meteoro Brasil. 15 de fev de 2019 (14min47s) Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=d_0HPhE3Dj0&fbclid=IwAR37_LRJdlOH0uEhK4vhfY5eZh0V5Ro7CzEAnEU4s5bGGDfYL9yg0PlxwZ0 (Acesso em 16/02/2019)
VICK, Mariana. O legado de Chico Mendes, 30 anos depois de sua morte. Nexo Jornal. 21 de dezembro de 2018. Disponível em:
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/12/21/O-legado-de-Chico-Mendes-30-anos-depois-de-sua-morte (Acesso em 16/02/2019)
ANDRADE, Maria do Carmo. Seringueiros. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/. (Acesso em 17/02/2019)
DUCROQUET, Simon; MARIANI, Daniel; DEMASI, Beatriz. O encolhimento da floresta amazônica: o tamanho do estrago. Nexo Jornal. Disponível em:
Contextos prévios: Recomenda-se que os alunos estejam familiarizados com discussões sobre o extrativismo no Brasil, que estão compreendidas na habilidade EF07GE06 da BNCC.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos e questione se eles sabem a que se refere a palavra “extrativismo”. Espera-se que os alunos a associem com “extração”. Caso seja necessário, indique que “extrair” significa “retirar” e que nesta aula será estudado como as atividades econômicas brasileiras extrativistas podem causar impactos socioambientais. Pergunte se eles podem dizer a que o termo “socioambiental” remete. Espera-se que eles o relacionem com processos sociais e ambientais. Caso nenhum aluno faça a associação, construa com eles essa concepção.
Como adequar à sua realidade: Caso o município onde a escola se insere, ou alguma localidade próxima, passe ou tenha passado por algum dos impactos apontados durante a aula, traga a discussão para a aula com especial atenção à sensibilidade necessária a depender do contexto socioemocional a que os alunos estejam inseridos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO