Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_05UND07
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2325/identifying-key-information-in-the-transcript-of-a-speech
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio do link do texto via e-mail, WhatsApp, Google Forms ou Classroom.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
[Correção de Atividade]
Alguns dias antes da aula síncrona, envie para os alunos o texto indicado no input e a atividade adaptada com as questões do slide 2 do input via e-mail, WhatsApp ou Google Classroom. Oriente-os a realizar a leitura e a atividade proposta. No encontro síncrono, apresente o slide 1 e inicie a discussão sobre o texto seguindo as orientações propostas. Em seguida, mostre o slide 2 e corrija a atividade. Verifique as respostas, mas não somente passando o gabarito: peça também justificativas por meio da leitura dos trechos do texto que os ajudaram a chegar nas repostas. Gabarito: A. (2); B. (2); C. (3); D. (1); E. (1); F. (3); G. (1) and H. (3).
Input
Ainda na aula síncrona, apresente o slide 3 e siga as orientações propostas.
Output
Diga aos alunos que eles vão criar, em equipes, um esboço de um discurso sobre um tema relevante. Você pode apresentar as sugestões do slide ou outros temas que estejam em alta no período em que a aula for dada. Organize a turma em equipes, oriente-os a reunirem-se remotamente (via Google Docs, WhatsApp, etc.), e instrua-os a seguirem o passo a passo proposto no input. Determine alguns dias para a produção e marque um novo encontro síncrono para que os grupos apresentem suas ideias aos alunos.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.
Convite às famílias
Os alunos podem elaborar pequenos discursos, seguindo as orientações da aula, e apresentar para os seus familiares.