Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano ING7_05UND05
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2323/identifying-the-key-information-in-an-extract-from-a-website
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Editor de apresentações e pesquisas interativas (Mentimeter)
- Acesso aos sites sugeridos no plano.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Crie uma pesquisa (survey) no Mentimeter com a pergunta “How do you prefer to go to school?” e envie o link de votação para os alunos com alguns dias de antecedência da aula síncrona. No dia do encontro síncrono, apresente e comente os resultados.
Input
Após comentar o resultado da survey, esclareça para os alunos que o uso de uniformes em escolas é um tema bastante polêmico. Diga que eles irão assistir a um vídeo australiano sobre o tema e que eles devem anotar as vantagens apresentadas para o uso ou não do uniforme escolar. Se quiser tornar esse momento mais dinâmico, crie um Mentimeter com duas questões: "What are the advantages of wearing uniforms/your own clothes at school?", envie o link de contribuição e, em seguida, compartilhe sua tela e apresente o vídeo “School Uniform Debate - Behind the News”. Quando finalizar, compartilhe o resultado das contribuições e verifique o que os alunos conseguiram compreender. Depois, disponibilize o link da folha para impressão que está na seção Materiais e Atividades, diga aos alunos que eles vão ler três opiniões diferentes sobre o tema e siga as orientações propostas nos slides 2 e 3.
Output
Apresente e explique as orientações do slide do output e proponha à turma a criação de uma survey conforme apresentado na proposta do plano. Os alunos deverão se reunir virtualmente (pode ser via grupo de WhatsApp), em momento posterior à aula, a fim de elaborar 3 perguntas para esta survey. Proponha a criação de uma survey única da turma no Mentimeter. Revise cada questão antes de ser publicada. Peça aos alunos para realizar a pesquisa com um público variado. O resultado pode ser publicado no Instagram, blog ou site da escola ou da turma.
Feedback
Encerre a aula apresentando o slide e seguindo as orientações propostas.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que realizem a pesquisa com seus familiares. Caso as famílias não falem inglês, os alunos podem explicar as perguntas e também verter as respostas dos participantes para o inglês.