Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula de uma sequência sobre o gênero Regimento Escolar, e diz respeito à análise linguística e semiótica da modalização.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Aplicativo Loom para gravar sua tela e preparar videoaulas (tutorial disponível aqui).
Introdução: A modelização e a intencionalidade no Regimento Escolar
Como estamos adaptando os planos de aula para uma modalidade remota de ensino e muitas vezes não podemos prever as dificuldades dos alunos na hora da realização das atividades de análise linguística, sugerimos que, antecipadamente, grave uma videoaula utilizando a ferramenta Loom, revisando alguns conteúdos que julgar necessários para o desenvolvimento desta aula, como as classes de palavras: advérbios, adjetivos e verbos (retomando as modalidades deônticas de proibição, possibilidade, obrigatoriedade e os valores dos tempos verbais relacionados). Com esse aplicativo, é possível gravar sua tela com uma apresentação de PowerPoint, de modo que sua imagem apareça em um canto da tela, juntamente com seu áudio. Se optar por essa ação, grave uma aula não muito extensa, mas com muitos exemplos dos efeitos de sentido produzidos por esses elementos gramaticais no texto.
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e explique que nas próximas três aulas eles irão estudar os efeitos da modalização textual no gênero Regimento Escolar, de modo a compreender como os modalizadores contribuem para a construção de sentidos e para o cumprimento da intencionalidade. Então, envie aos alunos, por e-mail, o arquivo disponível em materiais complementares, do plano LPO7_04SQA07, juntamente com a atividade do segundo slide do desenvolvimento do mesmo plano, que precisa ser digitada por você em um documento de Word. Envie aos alunos também as orientações, conforme apresentadas no plano, para realizarem a atividade. Oriente que formem duplas ou trios para discutirem a temática. Estabeleça um prazo para que as atividades sejam realizadas e devolvidas a você.
Como devolutiva desta etapa, grave um vídeo ou áudio comentando as respostas dos alunos e completando a análise, ressaltando pontos importantes nos quais os alunos tenham demonstrado fragilidade de comprensão. Explique, em seguida, que textos são sempre norteados por intenções e que, no caso dos trechos de Regimento Escolar analisados, a intencionalidade se deu no uso das classes de palavras (adjetivo, advérbio e verbos), mas que nas duas próximas etapas o foco será no caráter deôntico, visto por último, pois trata-se de um recurso muito característico ao texto de Regimento Escolar e possui muitos aspectos a serem descobertos.
Se possível, organize para esse fechamento um encontro síncrono, para que os alunos tenham oportunidade de expressar suas considerações sobre o que aprenderam.
Desenvolvimento: A obrigação e a possibilidade no Regimento Escolar
Para esta etapa, conforme orientado no plano LPO7_04SQA08, o ideal é que os alunos trabalhem em grupos ou trios. Por isso, estimule os alunos a interagirem entre seus pares para realizarem as atividades. Envie, por e-mail, as orientações para a aula, juntamente com o arquivo da atividade, disponível nos materiais complementares do plano LPO7_04SQA08. Estabeleça um prazo para que a atividade seja realizada e devolvida a você. Após a entrega da atividade, organize uma devolutiva, se possível em um momento síncrono, para que os alunos possam interagir. Pode ser até mesmo em um vídeo gravado no Loom, no qual você apresenta o texto da resolução da atividade comentando as respostas dos alunos e ressaltando pontos importantes da análise, conforme aqueles apontados no plano original. Nessa devolutiva, aproveite para apresentar aos alunos outras possibilidades de análise, como aquelas trazidas no plano original, no slide final do desenvolvimento e no slide de fechamento do plano.
Fechamento: A modalização textual a serviço de um projeto de escola
Para a etapa final, aplique a atividade do plano LPO7_04SQA09. Envie aos alunos, por e-mail, os arquivos disponíveis nos materiais complementares do plano original. Envie também um áudio explicando a atividade e estimulando-os a realizarem-na, em duplas, de forma que possam interagir e conversar sobre como realizar as alterações no texto para se obter o resultado esperado. Ressalte a importância de manterem a estruturação tipológica do Regimento, ou seja, a formalidade textual e a configuração dos modos e tempos verbais que conferem ao texto sua autenticidade. Estabeleça um prazo para que a atividade seja feita e devolvida. Ao final, organize uma devolutiva comentando as atividades dos alunos.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a terem um diálogo com os familiares sobre o Regimento Escolar, sobre seu caráter democrático e regulador do funcionamento da escola. Esse será um importante momento para os alunos questionarem os responsáveis sobre sua efetiva participação junto à comunidade escolar. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.