Plano de Aula
Plano de aula: As condições de produção do gênero debate
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros “Regimento Escolar e Debate” no campo de atuação na “vida pública”. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Caderno para anotações, projetores e computador com acesso à internet.
Informações sobre o gênero:
[...] o debate é um evento comunicativo com, no mínimo, três polos: dois deles são ocupados por debatedores e o último, pela plateia. O pressuposto para a realização de um debate é a existência de um tema polêmico. Afinal, os debatedores vão defender pontos de vista conflitantes sobre o tema – se houver consenso prévio não há porque realizar o debate.
[...] Os exemplos vistos nos permitem, ainda, distinguir entre os dois principais tipos de debate.
Debate deliberativo – seu objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias [...] são exemplos típicos de debate deliberativo.
Debate de opinião – neste caso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. [...] Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio.
Em geral, além dos debatedores e da plateia, o debate conta com um moderador, responsável por apresentar os participantes e fazer valer as regras do evento, em especial o cumprimento do tempo reservado à fala de cada um. Normalmente, após uma primeira rodada de manifestações, cada participante tem direito a uma réplica – ou seja, a oportunidade para contestar o argumento do oponente. Às vezes, há ainda uma tréplica: o participante pode responder à réplica do outro.
Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em entender a linguagem dos debatedores ou mesmo a relevância social do tema debatido.
Referências sobre o assunto:
COMUNICAÇÃO ORAL: gênero debate. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ>. Acesso em: 22 ago. 2018.
GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
ROSA, Ana Amélia Calazans da . Gêneros orais na escola pública: o gênero debate na formação crítica do sujeito. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/download/1074/591/>. Acesso em: 2 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Convidar os alunos a refletirem sobre o que esperam encontrar após lerem o tema da aula: “O que entendem por “condições de produção”? Conduza a discussão, de modo a esclarecer que quando falamos de condições de produção, estamos tratando: (a) das possíveis finalidades do debate (defender um ponto de vista sobre um tema; apresentar argumentos sobre um tema polêmico; tomar uma decisão sobre um assunto/procedimento), (b) dos temas que podem ser debatidos (geralmente, precisam ser polêmicos); (c) em que espaços os debates podem acontecer (destaque vários campos, como o escolar, em condomínios, na mídia); e (d) dos participantes de um debate, seu papel e função desempenhada, além das relações entre os participantes.