Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula sobre produção de textos, que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero Regimento Escolar.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual;
Editor de texto, como Word ou similar, no computador; ou Notas (editáveis), no celular. Escolha o que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Google Forms (tutorial disponível aqui);
Google Docs (permite produzir e editar textos coletivamente; tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais: Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o Ensino Remoto, de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, com critérios de avaliação claros e socialização de produções. É importante informar aos estudantes que irão trabalhar em equipes em todas as etapas, se você puder contar com as ferramentas do Google Docs (escrita compartilhada e colaborativa), ou apenas na revisão, em que poderão enviar os textos por WhatsApp ao colega revisor. Estabeleça, desde essa primeira mensagem, como será a escolha ou determinação da equipe. O professor deve ter em mente a sua turma e a tônica das relações de trabalho e amizade, para definir se o processo de escolha ficará mais na mão do professor ou dos estudantes. Reforce a ideia de textos autorais, originais, e a importância de assumir esse contrato e essa responsabilidade.
Introdução: A utilização do Regimento Escolar como ferramenta de resolução de conflitos cotidianos na escola
Esta etapa da adaptação corresponde ao plano LPO7_04SQA13. Entre em contato com os alunos por WhatsApp ou e-mail, e explique que nas próximas aulas eles irão refletir sobre uma temática de bastante importância para a escola e, a partir disso, planejar, produzir e revisar um texto para compor o trecho de um Regimento Escolar, visando a resolução de conflitos cotidianos no ambiente escolar. Para dar início a essa reflexão, envie aos alunos os seguintes questionamentos, previamente digitados em um documento de Word: Como o Regimento Escolar pode auxiliar as escolas a manterem seus espaços pacíficos? Como os conflitos se apresentam no cotidiano escolar? Vocês já presenciaram situações de violência na sala de aula? Já souberam de casos em que alunos se ofenderam gravemente? Houve algum caso de agressão, na escola em que estudam, que acabou em hospitalização dos envolvidos? Alguém já assistiu a casos de violência escolar na televisão ou na internet? Quando tratamos dos casos de violência, estamos apenas nos referindo a casos de agressão física? O que é agressão verbal? O que é agressão psicológica? O bullying é uma situação de violência? Oriente os alunos a se organizarem em grupos para interagir e discutir as questões; não é necessário respondê-las por escrito.
Ainda nesse contato, explique que, a partir das discussões, cada grupo irá fazer um levantamento das situações-problema e fazer uma lista com ao menos 5 relatos, preenchendo o formulário que será enviado por você. Eles terão que preencher também o formulário com as sugestões para aplacar os problemas levantados utilizando o Regimento Escolar. Uma sugestão para agilizar a realização dessa atividade é usar a ferramenta Google Forms, criando formulários com essas duas atividades, de listar problemas e sugerir soluções. Estabeleça um prazo para os alunos discutirem as questões iniciais em seus grupos, produzirem as listas de situações-problema e de sugestões, e devolverem a você.
Para finalizar esta etapa, organize uma devolutiva para os alunos comentando o levantamento das situações-problema feitas por eles e também as soluções propostas. Nessa devolutiva, que pode ser feita por meio da gravação de áudio ou vídeo, retome com os alunos as características gerais do gênero Regimento Escolar; para isso, guie-se pelo slide de fechamento do plano original.
Desenvolvimento: Textualização: produção de um trecho de Regimento Escolar
As instruções desta etapa referem-se ao plano LPO7_04SQA14. Entre em contato com os alunos por áudio ou e-mail, e provoque uma reflexão sobre as condições de produção de um texto. Peça que reflitam sobre a seguinte questão: por que precisamos nos programar para realizar uma atividade escrita? Ressalte a importância do planejamento da escrita para que a intenção comunicativa seja cumprida. Retome, então, os passos realizados na etapa anterior, e diga que agora eles irão planejar a escrita de um trecho de Regimento Escolar, com combinados para o estabelecimento da paz e da harmonia em ambiente escolar, a fim de solucionar as situações-problema por eles levantadas. Explique que farão uma lista de verificação (checklist) para guiar o processo de escrita, e que essa checklist será constituída por aspectos estruturais e textuais do gênero (explique item a item). Depois de feitos contato e explicação, envie aos alunos os arquivos da lista de verificação e da rubrica, disponíveis em materiais complementares. Envie um novo áudio aos alunos explicando a nova tarefa. Diga que, com a lista de verificação em mãos, eles deverão iniciar o processo de produção da primeira versão do trecho de Regimento Escolar, que deve seguir sempre os critérios de avaliação estabelecidos na checklist. Explique que a rubrica será utilizada somente após a escrita da primeira versão. Para melhor orientá-los, siga as instruções do slide de desenvolvimento do plano original e envie também a rubrica, baseada na lista de verificação. Estabeleça um prazo para execução dessa tarefa de produção escrita (que poderá ser realizada utilizando o Google Docs). Explique que, após a conclusão da escrita, eles devem efetuar a primeira revisão com base na rubrica encaminhada, fazendo as adequações necessárias, e, depois disso, devem enviar a primeira versão do texto.
Para o encerramento desta etapa de escrita, peça que os alunos enviem a você comentários sobre possíveis dificuldades que tiveram. Após receber os comentários, faça sua devolutiva sobre as dificuldades e explique que na próxima aula será feita a revisão e a edição do texto.
Faça uma correção das produções com sugestões que ultrapassem o caráter gramatical e ortográfico do texto, conforme evidenciado na rubrica.
Fechamento: Vamos revisar nosso trecho de Regimento Escolar
Esta etapa corresponde ao plano LPO7_04SQA15. Para iniciá-la, envie um áudio aos alunos motivando-os a efetuarem a revisão de seus textos, conforme as orientações do slide de introdução do plano original. Envie a eles, então, o texto produzido na etapa anterior com seus apontamentos e indicações de melhorias. Peça que consultem novamente a lista de verificação, enviada na etapa anterior e disponível nos materiais complementares deste plano. Explique novamente os critérios de avaliação da rubrica e determine um prazo para que a equipe interaja e cada aluno proceda à edição de seu texto, de acordo com as sugestões recebidas. Após nova revisão e edição do texto, peça que seja escolhido um representante de cada equipe para explicar, por meio de um áudio, como a revisão e a edição contribuíram para a qualificação do texto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a discutirem com os familiares sobre as situações-problema listadas por eles e sobre as sugestões propostas. É sempre importante envolver a comunidade nas questões cotidianas da escola. Os textos produzidos podem ainda ser apreciados pelos familiares. Incentive os alunos a enviá-los aos responsáveis. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.