Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envie o objetivo da aula e a notícia sobre a nota de corte do curso de medicina da UFRJ. Junto com a reportagem, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem as fontes. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de modo autônomo, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.
Questões para refletirem:
- Você ou alguém que você conhece pretende ser médico?
- Como você acha que é a preparação para passar no vestibular do curso de Medicina?
- Você tem alguém na família que é médico?
- Você tem pessoas com estudos superiores na família?
- A carreira que você pretende desenvolver necessita de estudos de nível superior?
Questões para responderem:
- Por que será que o curso de medicina é tão concorrido?
- Existem muitas profissões que exigem cursos de nível superior? Todas são tão concorridas quanto medicina?
Estabeleça um prazo para que os estudantes enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas que possam ter ficado e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Você pode enviar, junto com as fontes e os questionamentos, um roteiro informando a melhor ordem para que os alunos analisem as fontes.
Questões para refletirem:
1º - Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro
- Por que uma Escola de Medicina era importante para a cidade do Rio de Janeiro com a Corte aqui?
- Por que os portugueses não haviam aberto uma Escola de Medicina no Rio de Janeiro antes?
- Quem poderia estudar e fazer este curso? E hoje? Como é o acesso às Faculdades de Medicina no Brasil?
2º - Carta da Sangria
- O que é esta carta? Quando foi escrita? Por quem? Onde?
- O que a Carta de Sangria permitia?
- Quem era a pessoa que recebia a licença para tais práticas médicas?
- Será que era uma situação comum?
3º - Cirurgião negro de Debret
- O que está sendo representado na imagem?
- Quais os elementos presentes na Carta de Sangria podemos identificar na imagem?
Questões para responderem:
1º - Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro
- De que forma ter uma faculdade de medicina no Rio de Janeiro era um sinal de mudança na educação oferecida no Brasil? Como a vinda da Corte foi responsável por esta mudança?
- Será que todos os colonos tinham acesso a esta Escola de Medicina? E os escravizados?
2º - Carta da Sangria
- Por que uma pessoa submetida a tais condições [escravizada] receberia licença para tais práticas?
- Esta situação era condizente com o projeto de criação da Escola de Medicina visto anteriormente?
3º - Cirurgião negro de Debret
- Qual foi o impacto que um curso de Medicina na colônia teve sobre o trabalho destes práticos?
- A qual parcela da população a prática destas pessoas deveria atender?
- Seria possível que estas pessoas, mesmo com a experiência “médica” que tinham, enquanto barbeiros e sangradores, acessassem a Faculdade de Medicina?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas ou através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e pontuando informações que possam ter passado despercebidas pelos alunos.
Sistematização
Para a atividade de sistematização, você pode enviar a imagem e pedir para que produzam um texto explicativo sobre ela. A produção pode ser feita pelos alunos individualmente, em grupos, ou, até mesmo, um texto feito coletivamente pela sala, utilizando um documento compartilhado pela turma no Google Drive.
Você também pode propor que os alunos produzam outra coisas além de textos, como músicas, poesias, desenhos etc.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).