Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envie o objetivo da aula, as fontes propostas nesta etapa e alguns questionamentos. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de modo autônomo, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a sua turma.
Questões para refletirem:
Bandeira do Brasil Imperial
- Você sabia que esta já foi a bandeira do Brasil durante o Império?
- Você sabia que a bandeira é um símbolo muito importante para um país e nos seus símbolos podem contar um pouco da sua História?
- Será que podemos saber um pouco da história do Brasil por meio de suas bandeiras?
- Quais elementos presentes nela remetem à ideia de um governo monárquico?
- Quais elementos presentes nesta bandeira mudaram e quais permanecem na atual?
Outras bandeiras
- Quais os elementos presentes em cada bandeira? O que eles representam?
- Por que a bandeira de Portugal representava o governo do Brasil?
- O que quer dizer principado?
Questões para responderem:
- O que é ser metrópole?
- O que significa dizer que o Brasil deixa de ser colônia para se denominar Reino Unido?
- Por que o historiador afirma que em 1817 a previsão de independência do Brasil em 1822 seria duvidosa?
- Segundo o texto, quais eram as razões que justificavam a permanência da corte no Brasil?
- Qual a medida que D. João tomou para integrar Portugal e Brasil como partes de um mesmo reino, de acordo com o texto?
Estabeleça um prazo para que os estudantes enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito ou por meio de áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Esta etapa da aula propõe o trabalho com apenas uma ou duas fontes. Você pode optar por incluir a Carta Régia para a abertura dos portos para a turma toda, ou somente para alguns alunos. Encaminhe as fontes com alguns questionamentos.
Questões para refletirem:
Carta que eleva o Brasil à categoria de reino unido
- Que documento é este? Quem o escreveu? Quando?
- Qual era a relação entre Portugal e o Brasil antes desta carta? Por que o príncipe diz que está “elevando” o Estado do Brasil?
- O documento diz que Portugal, Brasil e Algarves estão “um e único reino” qual o status que o Brasil passa a ter?
Carta régia para abertura dos portos
- Que documento é este? Quando foi escrito? Quem o escreveu?
- Sobre o que trata o documento?
Questões para responderem:
- Qual a diferença entre ser colônia e ser um reino?
- Há algum indício de que o Brasil passou a ter autonomia nas próprias decisões políticas, como eleger seu próprio governante, após ser elevado a reino em 1815?
- A elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves pode ser considerada um passo importante para a Independência do Brasil? Por quê?
- O que determinam os trechos primo e segundo da Carta Régia de 1808?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas ou através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e pontuando informações que os alunos possam não ter percebido nas fontes.
Sistematização
Para fazerem a linha do tempo, os alunos podem utilizar o Padlet, por exemplo, colocando as imagens das bandeiras e até pesquisando novos materiais (selos, moedas, jóias etc.) na internet, em sites de museus e de arquivos. Eles também podem desenvolver a linha do tempo em uma folha sulfite, imprimindo as imagens das bandeiras ou as desenhando e, posteriormente, enviando fotografias delas a todos, para que você e o restante da turma possam ver.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Links para tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).