Plano de Aula

Plano de aula: A vinda da corte de D. João VI ao Brasil

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência da América portuguesa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF 08H12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para as imagens e manchete (ou impressões); Impressão do documento para os estudantes.

Material complementar:

Manchete para contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pPy2ptXaUQcwZyVsjU32p6Fev7wq7ydrsmaSbxkxntWspvTa8JUGRgPPmt2S/his8-12und01-manchete-o-globo.pdf

Imagem Chafariz das Marrecas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tkm8xyJtvbPccPfQ4VyCqtaGT6xvevUGkWStYnFEQZU4bg7PFrmPsTT6Kwzx/his8-12und01-chafariz-das-marrecas.pdf

Texto “Lei sobre águas sujas” de 1808: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aQtV78zqY7Ds93Ev6eJXsW3NCThDGKykySvXaWuyp9PvYBB7KDKuJEJhXgPf/his8-12und01-lei-sobre-aguas-sujas-1808.pdf

Material para sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8z2tcaNQcukTgm38ES8Du6QemTFYWhATuThNEdyCG7m3ejGCyuZwaDtXC3Dz/his8-12und01-material-para-sistematizacao-chafariz-das-marrecas.pdf

Para você saber mais:

Registro de navios e passageiros que desembarcaram com a família real portuguesa em 1808.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Gfc4wKBqzZYCpDpdsnHj3UdbJdSR2n3gQScHEGwh4RHXPphd9fXjptqAvKyG/copia-de-br-rjanrio-59-cod-0-0730-v-01-d0001de0001.pdf

Justificativa : contato com fonte primária, possibilidade de atividade de paleografia com os alunos.

Questão norteadora para análise da fonte: Refletir com os alunos que o Rio de Janeiro tinha uma população de cerca de 60 mil pessoas quando a família real portuguesa chegou em 14 navios com 15 mil pessoas, trazendo a corte e os mais altos funcionários de Portugal. Isso causou o aumento de aproximadamente 25% da população.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados