Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
Essenciais:
Context
Divida os alunos em duplas ou trios e compartilhe o arquivo (disponível nos materiais complementares), oriente-os a discutirem as questões (de modo síncrono ou assíncrono, via Google Meet ou WhatsApp, por exemplo) e se prepararem para compartilhar as respostas no encontro síncrono.
Input
Compartilhe a imagem do slide de Input e realize a discussão conforme as orientações. Se possível, exiba o trailer ou envie para os estudantes, e dê o tempo necessário para que assistam. Conduza o debate conforme as orientações.
Exiba o texto e faça as duas primeiras perguntas, deixando que compartilhem as hipóteses. Encerre o encontro explicando que as demais perguntas de leitura serão feitas individualmente.
Encaminhe o slide do texto e as perguntas abaixo, que devem ser respondidas a partir da leitura do texto e antes do próximo encontro síncrono.
- Where can you find this kind of text?
- Do you think the writer is a professional?
- Why do you think the writer is not a professional reviewer?
- Who could possibly have written this review?
- How is the text divided?
- How does the writer like the movie?
- What words does the writer use to show he likes the movie?
No próximo encontro síncrono, peça que os alunos compartilhem as respostas. Pergunte (conforme as últimas perguntas do slide):
- Do these words have a positive or negative meaning?
- What is their function in the text?
- Are there any other qualifying words in the text?
- If so, which ones?
Exiba ou compartilhe slide de exemplificação dos prefixos e sufixos e proceda à explicação conforme a orientação. Compartilhe também com os alunos a tabela de referência e encerre o encontro.
Output
Antes do próximo encontro síncrono, compartilhe a imagem do slide de Output junto às perguntas Think about your favorite movie. What does it do well? What could it improve on? Consider scenery, soundtrack, plot, casting, etc.
No encontro, peça que os alunos compartilhem as ideias. Oriente a análise do texto do Input e a proposta de escrita conforme as orientações. Encerre o encontro explicando a produção da review, de acordo com o slide, e peça para os alunos fazerem as produções no Google Docs. Assim, você pode acompanhar o trabalho, comentar e fazer sugestões, bem como marcar horário de orientação síncrona da produção dos alunos, se necessário. Estabeleça um prazo para a finalização (por exemplo, 3 dias).
Peça para que leiam a review de dois ou três colegas e escolham os filmes que ficaram com vontade de ver.
Você pode publicar a review nas redes sociais da escola ou da turma.
Feedback
No próximo encontro síncrono, solicite que compartilhem os filmes que gostariam de ver. Encerre o encontro com as atividades do slide.
Convite às famílias
Os familiares podem ser os interlocutores da atividade do Input, assim como podem ser convidados a lerem e comentarem as reviews dos alunos.