Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_05UN02
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1851/noticias-usando-linguagem-formal-e-informal
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
- Edição colaborativa de documentos: Google Docs.
Context
Solicite que os alunos pesquisem ou assistam a uma notícia para compartilhar com a turma. No encontro síncrono, peça para que alguns alunos compartilhem o que observaram e proceda conforme as orientações, exibindo o slide e conduzindo a discussão sobre notícias.
Input
Exiba ou compartilhe a imagem e faça as perguntas, incentivando os alunos a comentarem as respostas dos colegas. Compartilhe a ficha de atividades com os textos completos e formule as perguntas da orientação, dando tempo necessário para que os alunos consultem o texto.
Oriente os alunos a realizarem as atividades da ficha em duplas, discutindo suas respostas via Google Meet ou WhatsApp, por exemplo.
No próximo encontro síncrono, corrija-as.
Output
Ainda no encontro síncrono, exiba o slide e explique a atividade conforme orientado. Divida a turma em dois grupos (ou mais, se você achar necessário) e crie um Google Docs para cada grupo escrever seu texto de acordo com seu veículo de comunicação. Você pode marcar um encontro síncrono para editar o arquivo e ajudar os alunos, se necessário. Dê cerca de três dias para isso. Compartilhe os links das produções dos grupos e solicite que os alunos acessem a notícia do outro grupo e comentem no arquivo, observando as diferenças entre as duas notícias e avaliando se os colegas incorporaram as características esperadas no texto, direcionando-o para o público e veículos corretos.
Feedback
No próximo encontro síncrono, conduza a reflexão sobre as aprendizagens de acordo com as orientações.
Convite às famílias
Os familiares podem contar uma notícia do dia para os estudantes ou indicar diferentes fontes para se buscar notícias.