Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_05UN14
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2827/planejando-um-microconto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
- Edição colaborativa de texto: Google Docs.
Context
Compartilhe a pergunta junto com as orientações da atividade, pedindo que os alunos pensem em seus filmes e preparem suas frases antes do encontro síncrono. Você pode gravar um vídeo curto com os exemplos das orientações ou outros que julgar adequado.
No encontro síncrono, exiba o slide e conduza a atividade para que os alunos compartilhem suas criações e adivinhem os filmes dos colegas.
Input 1
Ainda nesse encontro, exiba a imagem e proceda às perguntas de leitura, deixando que os alunos comentem. Encerre o encontro distribuindo os links sugeridos no plano para os alunos e peça para que escolham um para ler e comentar suas partes favoritas, bem como observar as características levantadas.
No próximo encontro, deixe que os alunos compartilhem suas respostas.
Output 1
Exiba o slide e explique a produção. Compartilhe a tabela que os alunos devem completar e certifique-se de que os estudantes entenderam a tarefa, fornecendo exemplos. Se necessário, compartilhe e explore com os alunos também os cards. Oriente-os a concluir a atividade antes do próximo encontro síncrono.
No encontro seguinte, solicite que alguns alunos compartilhem suas ideias.
Input 2
Exiba o slide e conduza as perguntas conforme orientado.
Output 2
Ainda no mesmo encontro, sorteie ou escolha o tipo de flash fiction e oriente a produção de acordo com as orientações. Solicite que os alunos realizem a escrita em um arquivo único no Google Docs. Desse modo, você pode acompanhar o trabalho, deixar comentários para reescrita ou revisão.
Feedback
No próximo encontro, conduza a reflexão de acordo com as orientações, exibindo o slide final. Compartilhe o slide e a tarefa de discussão em pares do Context do plano seguinte, e solicite que compartilhem seus textos e conversem via Google Meet ou WhatsApp a partir das perguntas.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a serem leitores dos contos dos alunos.