Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: quebra-cabeças online, disponíveis aqui.
Tema
Pergunte aos alunos, pelo WhatsApp, o que eles entendem por persuasão. Diga-lhes que nesta aula eles irão analisar, a partir de um jogo, como as reportagens buscam persuadir o leitor. Professor, o objetivo da aula é compreender a organização dos parágrafos, a progressão temática e a identificação das vozes citadas em discurso direto e indireto.
Introdução
Encaminhe aos alunos uma tira de Armandinho (disponível aqui) e peça que tentem organizá-la sequencialmente. Em seguida, compartilhe também o quebra-cabeça feito com a mesma tira, porém em ordem sequencial (disponível aqui) e solicite que o montem. Pergunte aos alunos se haviam entendido a tira ao lê-la fora de ordem e conseguiram ordená-la corretamente. Explique que, assim como um quebra-cabeça, em um texto as ideias precisam estar amarradas numa mesma cadeia de sentido, ou seja, a partir das perguntas feitas pelo pai e as imediatas respostas do filho. Veja em Recursos Opcionais como você também pode criar quebra-cabeças para tornar as aulas mais interativas.
Desenvolvimento
Em seguida, explique aos alunos, por áudio, que, ao perceberem a lógica de sentido para ordenar os quadrinhos, eles focaram a atenção na progressão temática. Observe com os alunos os mecanismos linguísticos empregados para garantir a articulação entre os quadrinhos, como o uso do “mas” para introduzir uma ideia oposta, bem como a retomada de palavras e expressões, como “amor é muito importante” retomando “amor”, e “vive” e “sobrevive” retomando “essencial à vida”. Posteriormente, proponha um jogo aos alunos. Diga que eles serão divididos em grupos de quatro integrantes (interação por chamada de vídeo ou áudio pelo WhatsApp) e que cada grupo deverá ordenar os parágrafos de duas reportagens que receberão, garantindo assim sua sequência lógica. O texto 1 está disponível aqui; o texto 2 está disponível aqui. Passado um tempo previamente combinado com a turma, compartilhe também as reportagens organizadas (texto 1 – disponível aqui; texto 2 – disponível aqui). Deixe que eles façam a conferência e verifiquem se há algum parágrafo fora de ordem. Nesse caso, retome os textos com os alunos e ajude-os a perceber os elementos responsáveis pela progressão temática. Retome com a turma que, mesmo fazendo uso da 3ª pessoa, a linguagem do texto jornalístico não é neutra. O repórter seleciona falas de autoridades e de especialistas no assunto para dar credibilidade à reportagem. A inserção dessas falas pode se dar diretamente – usando-se dois pontos, travessões ou aspas, indicando a transcrição fiel da fala do entrevistado – ou indiretamente – quando ocorre uma paráfrase e a fala do entrevistado é retomada sem completa fidelidade ao que foi dito. Explique que toda fala é um texto e, quando retirada do contexto original, torna-se outro, gerando novos sentidos. Assim, críticas, elogios, ironias e opiniões surgem através da fala do outro, no caso o especialista. O repórter colhe as informações e seleciona as de maior interesse na opinião do grupo editorial ou do próprio jornalista. Portanto, a reportagem intercala fatos e falas, e por trás dessa trama pode-se perceber uma intencionalidade.
Fechamento
Peça aos grupos que retomem os textos e analisem os trechos em discurso direto e indireto. Sabendo que as duas reportagens abordam o mesmo tema, solicite que os grupos analisem a intencionalidade que se pode perceber a partir da fala dos especialistas e se os textos atendem às finalidades e peculiaridades da mídia em que foram publicados. Na primeira reportagem, as falas em discurso direto corroboram a tese de que o mercado de games cresce cada vez mais no Brasil. O texto foi publicado na página de Economia e aborda o assunto a partir dessa ótica, citando valores, consumidores, crescimento de mercado, marketing etc. Na segunda reportagem, as falas em discurso indireto corroboram a ideia do vício e apresentam os meios de combater o problema. Por ter sido publicado numa página de cultura geek, a reportagem funciona como um alerta aos jovens. Peça que um representante de cada grupo poste no grupo da turma (pelo WhatsApp) suas impressões sobre o tipo de discurso veiculado nas reportagens.
Convite às famílias
Você pode sugerir aos alunos que façam da aprendizagem desta aula uma brincadeira em família. Eles podem recortar frases de revistas e pedir para os familiares as colocarem em ordem, ou podem também criar frases para esta brincadeira.