Plano de Aula
Plano de aula: Edição de entrevistas orais para uma reportagem multimidiática
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Blocos de anotações, celulares, notebooks (sala de informática) data show e tela de projeção.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades na edição da entrevista por desconhecimento das ferramentas tecnológicas disponíveis.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Diga aos alunos que eles terão a oportunidade de editar a entrevista realizada previamente por eles. Pergunte se eles acreditam que haja diferença entre editar um vídeo e editar um texto escrito. Pergunte se eles já editaram algum trabalho escrito anteriormente.