Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcional: plataformas de vídeo como TikTok (tutorial disponível aqui); Powtoon (tutorial disponível aqui); Adobe Spark (tutorial disponível aqui) e Movie Maker (tutorial disponível aqui).
Tema
Crie um vídeo com a câmera do celular ou por meio de alguma plataforma (veja exemplos em Recursos Opcionais), e pergunte aos alunos se costumam assistir a programas de entrevista, se já foram entrevistados ou se já tiveram oportunidade de entrevistar alguém. Diga que neste módulo eles realizarão todo o processo para a produção de uma entrevista e que o primeiro passo será feito nesta aula: o planejamento.
Introdução
Envie aos alunos a música “Fernando Henna está online, do grupo Filarmônica de Pasárgada, disponível aqui. O objetivo desta atividade é introduzir os alunos no universo das relações virtuais que será abordado nas próximas aulas. Após reproduzir a música, faça aos alunos as seguintes perguntas, que deverão ser respondidas oralmente:
Como, por meio da música, foi possível perceber as construções linguísticas usadas nas interações online? A música deixa perceptível a linguagem utilizada na comunicação virtual, uma linguagem própria, cheia de abreviações, siglas e emojis. Por que vocês acreditam que isso acontece?
Nas interações online, tudo é simultâneo, o que facilita o apego emocional. Espera-se que os alunos percebam a dinâmica fluida dos relacionamentos e conversas online. A letra da música está disponível aqui.
Desenvolvimento
Separe os alunos em grupos de quatro integrantes. O grupo será o mesmo até a conclusão dos trabalhos, uma vez que esse módulo demandará várias etapas. Assim, o trabalho em grupo é adequado por facilitar a divisão de tarefas. Explique que cada grupo produzirá uma reportagem sobre relacionamento virtual e que, para isso, eles deverão entrevistar pelo menos duas pessoas: um adolescente e um especialista (psicólogo, psicopedagogo, hebiatra ou especialista em comportamento humano). É possível ainda entrevistar os profissionais da escola e os pais dos alunos. Para que essas entrevistas sejam possíveis em aulas remotas, os alunos poderão entrar em contato com com seus entrevistados por chamada de vídeo ou de áudio. Peça aos grupos que decidam quem será o especialista entrevistado. Assim que o nome estiver definido, peça a um representante do grupo para anotá-lo no quadro, evitando que a mesma pessoa seja entrevistada por outro grupo. Peça aos alunos que elaborem uma lista inicial com possíveis perguntas a serem feitas aos entrevistados. Os alunos podem dividir as tarefas dentro dos grupos, de forma que parte do grupo elabore as perguntas feitas ao adolescente, e os demais, ao especialista. Esclareça que durante a entrevista, a partir das respostas dadas, outras perguntas podem surgir ou o entrevistador poderá pedir esclarecimentos, cabendo a ele reorganizar/repensar as perguntas previamente selecionadas. Combine com os alunos que eles deverão produzir de 6 a 10 perguntas. Para auxiliar os alunos nesta etapa, você pode lhes encaminhar alguns tópicos que ajudem na reflexão: motivos para o envolvimento em relacionamentos virtuais, consequências, cuidados, riscos, mudanças sociais e comportamentais, dados numéricos e pesquisas sobre o assunto. Os alunos podem escrever as perguntas em uma folha à parte, mas o ideal para esse momento é que seja utilizada uma ferramenta como o Google Drive, por exemplo. Assim, os alunos poderão compartilhar o arquivo com você. Diga que eles deverão, neste momento, selecionar os papéis de cada componente do grupo. Cada aluno deverá ter uma função específica nesta fase do trabalho, serão necessários: entrevistador, cinegrafista, redator, revisor e ilustrador/fotógrafo. Caso outras funções sejam necessárias, elas poderão ser compartilhadas pelos componentes do grupo.
Fechamento
Assim que as perguntas forem escritas no arquivo compartilhado, você pode analisá-las e fazer as interferências que julgar necessárias. Fique atento à qualidade das perguntas. Verifique se atendem o objetivo do trabalho, se não há juízos de valor e questões preconceituosas que possam expor o entrevistado. Nesta etapa, os alunos deverão observar suas orientações e fazer as adequações necessárias. As etapas de revisão e reescrita do roteiro podem demandar mais tempo do que o previsto. Dessa forma, a atividade pode ocupar mais de uma aula. Redimensione o tempo conforme a necessidade da turma.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a auxiliar os alunos com a produção do roteiro de perguntas. Eles poderão também contatar algum conhecido para que os alunos possam entrevistar especialistas no assunto abordado. Além disso, os familiares poderão ser os próprios entrevistados.