Propostas e argumentos na propaganda política
Plano de Aula
Plano de aula: Argumentação e convencimento
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda política e no campo de atuação na vida pública.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Vídeos do horário eleitoral gratuito e projetados em apresentação com projetor de imagem e som.
https://www.youtube.com/watch?v=ipKB9j4Xm7k
https://www.youtube.com/watch?v=TY2dnkKcSQs (até 3’50”)
Informações sobre o gênero: Professor, o gênero propaganda política está na esfera de atuação na vida pública, logo é um gênero que requer, entre outras habilidades, a capacidade de reconhecer o poder argumentativo que ele contém. Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em conceitos com o conceito de argumentação. Para esclarecer melhor eventuais dúvidas, leia sobre o conteúdo aqui.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Nelly. Publicidade: A linguagem da Sedução. São Paulo: Ática, 2001.
FIORIN, José Luiz. Savioli, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.
GUIMARÃES, Eduardo. Texto e Argumentação: Um Estudo de Conjunções do Português. São Paulo: 2001.
KOCH, Ingedore. A Inter-Ação pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.
_____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1999.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Professor, use este slide para antecipar o tema da aula. Para isso, faça a leitura da tela, em seguida comente que, às vezes, encontramo-nos em situações em que é preciso convencer alguém de algo e, em outras, teremos alguém tentando nos convencer; por isso é importante que reconheçamos como se dá este processo de construção da comunicação quando a intencionalidade é convencer.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO