Plano de Aula
Plano de aula: Jingles e propaganda política
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre ropaganda política
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: Nesta aula, para trabalhar a oralidade no gênero propaganda política, os alunos trabalharão com propostas em jingles, que é uma expressão inglesa que remete à oralidade musical de textos curtos, de fácil memorização, com a finalidade persuasiva. Para melhor trabalhar esta aula, leia sobre debate aqui.
Referências sobre o assunto: Para aprofundar seus conhecimentos sobre oralidade, pesquise aqui.
ARRUDA-FERNANDES, Vânia Maria Bernardes. As funções sociais do gênero publicitário. Estudos Linguísticos XXXI, 2002. CD-ROM.
BAKHTIN, Mikhail (1953). Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MORAES, Vânia. A propaganda social no ensino médio: da leitura crítica à produção de peças publicitárias. In Lopes-Rossi (org). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté-SP. Cabral Editora, 2002.
SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1998.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Da distinção entre tipos, gêneros e subtipos de textos. In: Estudos Linguísticos. Marília: Fundação “Eurípedes Soares da Rocha”, v. XXX, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Para iniciar esta aula, leia o tema para os alunos e pergunte a eles se tem alguma música de propaganda que eles lembram. Provavelmente os alunos lembrar-se-ão de alguns jingles, embora ainda não tenha sido constituído esse conceito nesta aula.
- Anote alguns trechos que os alunos cantarem. Pergunte a que estão associadas as músicas que eles lembraram. Provavelmente estarão associadas a produtos ou empresas - no geral ligadas à propagandas publicitárias.