Material para impressão - Planejamento do comentário
Plano de Aula
Plano de aula: Audição e exposição de comentário oral sob o “estilo meme”
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Comentário e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Multimídia. Comentário gravado (em áudio) de curta duração. Som para audição do comentário gravado. Material básico para atividade escrita.
Informações sobre o gênero: Comentário é um gênero textual escrito ou oral que pode ser produzido de forma espontânea, planejada, gravado ou não em formato de áudio.
Dificuldades antecipadas: Os(as) alunos(as) podem apresentar dificuldade em identificar ou expor todas as etapas de transição do roteiro no comentário gravado.
Referências sobre o assunto:
B9. Braincast 17 – Memes: O novo Rock’n’Roll. Braincast. Disponível em: < https://www.b9.com.br/30011/braincast-17-memes-o-novo-rocknroll/ >. Acesso em 05 nov. 2018.
MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. Horizontes. USF. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 >. Acesso em 05 nov. 2018.
MASSARUTO, Filipo A. et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil. Disponível em: < http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em 05 nov. 2018.
SODRÉ, Gabrielly de Melo Cunha. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. Departamento de Letras. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10136/1/PDF%20-%20Gabrielly%20de%20Melo%20Cunha%20Sodr%C3%A9.pdf. Acesso em 19 jan 2019.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. et alii. GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40166/21529. Acesso em 19 jan 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Proponha à turma uma caracterização oral, a partir de três palavras-chave, do que podemos chamar de “estilo meme” a partir do que eles entendem do meme comum nas redes sociais. Espera-se que eles apontem: 1. A ironia 2. O humor 3. Criatividade.
- Agora, peça à turma uma caracterização oral, a partir de duas breves definições em torno de cada tópico, do que podemos entender como comentário. Espera-se que eles apontem: 1. São observações, positivas ou negativas, em torno de qualquer fato, pessoa etc; 2. Podem ser escritos ou orais;
- Leia o tema da aula para os alunos e explique que o estilo meme se caracteriza pelo uso da ironia, da hipérbole (isto é, do exagero) e da mistura de textos já produzidos por outras pessoas, onde há um remix de ideias, linguagens (palavras, sons, imagens) e estilos de criação num só gênero.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.