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Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo comentário oral irônico
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Comentário e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Material escolar básico para esboçar o comentário oral: caderno, lápis, borracha e caneta. Qualquer eletrônico com cronômetro.
Informações sobre o gênero: Comentário é um gênero textual escrito ou oral que pode ser produzido de forma espontânea, planejada, gravado ou não em formato de áudio.
Dificuldades antecipadas: Alguns(mas) alunos(as) podem demonstrar timidez em expor o comentário oral. O tempo da apresentação pode não ser respeitado.
Referências sobre o assunto:
MARILAC, Isabela. Atrasados do ENEM (#ShowDosAtrasados). Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/sermons/atrasados-do-enem-showdosatrasados/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.
MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. Horizontes. USF. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 >. Acesso em 05 nov. 2018.
MASSARUTO, Filipo A. et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil. Disponível em: < http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em 05 nov. 2018.
NOGUEIRA, Renata. YouTubers são formadores de opinião de jovens, mas que valores eles passam?. Uol. Disponível em: < https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2015/10/19/youtubers-sao-formadores-de-opiniao-de-jovens-mas-que-valores-eles-passam.htm >. Acesso em: 08 nov. 2018.
SODRÉ, Gabrielly de Melo Cunha. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. Departamento de Letras. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10136/1/PDF%20-%20Gabrielly%20de%20Melo%20Cunha%20Sodr%C3%A9.pdf. Acesso em 19 jan 2019.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. et alii. GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40166/21529. Acesso em 19 jan 2019.
VIEIRA, João. ‘Atrasada do Enem’ supera memes, estuda Direito e quer defender vítimas do bullying na internet. Hypeness. Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2017/11/atrasada-do-enem-supera-memes-estuda-direito-e-quer-defender-vitimas-do-bullying-na-internet/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos.
- Pergunte quais são os traços característicos do meme. Espera-se que os alunos respondam o uso da ironia, da hipérbole (isto é, do exagero) e da mistura de textos já produzidos por outras pessoas, onde há um remix de ideias, linguagens (palavras, sons, imagens) e estilos de criação num só gênero. A necessidade do “espetáculo”, ou melhor, de se fazer notar por meio do humor de viés irônico, facilitando o reconhecimento por parte dos internautas que se encaixam no público-alvo, é também característica dessa estética.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.