Plano de Aula

Plano de aula: Produzindo comentário oral irônico

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Comentário e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Material escolar básico para esboçar o comentário oral: caderno, lápis, borracha e caneta. Qualquer eletrônico com cronômetro.

Informações sobre o gênero: Comentário é um gênero textual escrito ou oral que pode ser produzido de forma espontânea, planejada, gravado ou não em formato de áudio.

Dificuldades antecipadas: Alguns(mas) alunos(as) podem demonstrar timidez em expor o comentário oral. O tempo da apresentação pode não ser respeitado.

Referências sobre o assunto:

MARILAC, Isabela. Atrasados do ENEM (#ShowDosAtrasados). Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/sermons/atrasados-do-enem-showdosatrasados/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.

MESSIAS, Carla. O gênero textual comentário jornalístico radiofônico no ensino do oral: processo de elaboração de um modelo didático. Horizontes. USF. Disponível em: < https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/87 >. Acesso em 05 nov. 2018.

MASSARUTO, Filipo A. et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil. Disponível em: < http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf >. Acesso em 05 nov. 2018.

NOGUEIRA, Renata. YouTubers são formadores de opinião de jovens, mas que valores eles passam?. Uol. Disponível em: < https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2015/10/19/youtubers-sao-formadores-de-opiniao-de-jovens-mas-que-valores-eles-passam.htm >. Acesso em: 08 nov. 2018.

SODRÉ, Gabrielly de Melo Cunha. Gêneros orais e letramentos: a mesa-redonda como objeto de ensino. Departamento de Letras. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/10136/1/PDF%20-%20Gabrielly%20de%20Melo%20Cunha%20Sodr%C3%A9.pdf. Acesso em 19 jan 2019.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. et alii. GÊNEROS ORAIS – CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/40166/21529. Acesso em 19 jan 2019.

VIEIRA, João. ‘Atrasada do Enem’ supera memes, estuda Direito e quer defender vítimas do bullying na internet. Hypeness. Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2017/11/atrasada-do-enem-supera-memes-estuda-direito-e-quer-defender-vitimas-do-bullying-na-internet/ >. Acesso em: 08 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos.
  • Pergunte quais são os traços característicos do meme. Espera-se que os alunos respondam o uso da ironia, da hipérbole (isto é, do exagero) e da mistura de textos já produzidos por outras pessoas, onde há um remix de ideias, linguagens (palavras, sons, imagens) e estilos de criação num só gênero. A necessidade do “espetáculo”, ou melhor, de se fazer notar por meio do humor de viés irônico, facilitando o reconhecimento por parte dos internautas que se encaixam no público-alvo, é também característica dessa estética.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

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