Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: As mídias sociais e as transformações nas relações entre governos e cidadãos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologias digitais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
impressão dos textos ou projeção
Material complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
Mídias sociais: conceito e definição. Disponível em: <https://www.internetinnovation.com.br/blog/midias-sociais-conceito-e-definicao> Acesso em: 06 mai. 2019
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
O objetivo dessa aula é que os alunos possam identificar de que maneiras as mídias sociais transformaram as relações entre governos e cidadãos.
Materiais necessários:
impressão dos textos ou projeção
Material complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
Mídias sociais: conceito e definição. Disponível em: <https://www.internetinnovation.com.br/blog/midias-sociais-conceito-e-definicao> Acesso em: 06 mai. 2019
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO