Plano de Aula

Plano de aula: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TICS)

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologias digitais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Projeção ou impressão das imagens e do texto

Material complementar:

Imagens para o Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RJNbJwX2T8AjKxHesvEpDBwquM2BDtSqUvbvz36XgRBhadg7F2yagwpxnFpU/his9-33und01-contexto.pdf

Propagandas para a Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NGvgqYzTEza8ZK22bfAWKMSMeyHFre6kP8WjQmHdzxyxaGezxeQcJHnG48YA/his9-33und01-problematizacao-1.pdf

Terceira Revolução Industrial

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8spHA3BjCtX6KFgAaDJbk3W9NCaegv3C4mCgXEphGzBQCv8yuSxp4xguwJJj/his9-33und01-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.

<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.

<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.

<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em 18 mar. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. O objetivo desta aula é que os alunos tenham uma visão geral do início do uso das tecnologias digitais de informação, com base em um curto histórico e na análise de propagandas lançadas naquele período (1970-1990).

Material complementar:

Imagens para o Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RJNbJwX2T8AjKxHesvEpDBwquM2BDtSqUvbvz36XgRBhadg7F2yagwpxnFpU/his9-33und01-contexto.pdf

Propagandas para a Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NGvgqYzTEza8ZK22bfAWKMSMeyHFre6kP8WjQmHdzxyxaGezxeQcJHnG48YA/his9-33und01-problematizacao-1.pdf

Terceira Revolução Industrial

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8spHA3BjCtX6KFgAaDJbk3W9NCaegv3C4mCgXEphGzBQCv8yuSxp4xguwJJj/his9-33und01-problematizacao-2.pdf

Para você saber mais:

<https://www.suapesquisa.com/industrial/terceira_revolucao.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.

<https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm> Acesso em: 18 mar. 2019.

<https://www.todamateria.com.br/terceira-revolucao-industrial/> Acesso em: 18 mar. 2019.

<https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309> Acesso em: 18 mar. 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados