Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com as imagens e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- De que maneiras essas imagens se relacionam com o seu dia-a-dia? Você usa algum desses objetos?
- Essas imagens representam algumas das TICs - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Quais dos objetos representados nas imagens são de informação e quais são de comunicação? Algum objeto serve para os dois?
- Você sabe quando surgiu a internet?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões propostas, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam oudiscutam com os familiares e então respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os dois documentos da etapa, um com as propagandas e outro com o texto sobre a 3ª Revolução Industrial, e o roteiro para a análise das fontes.
Roteiro para a análise das fontes
A primeira propaganda foi lançada nos EUA em 1977. Sobre ela, responda.
- O que ela apresenta?
- O que seria o aparelho que está entre as duas pessoas?
- Por que será que tudo é branco?
- Alguma das atividades que a propaganda fala que são possíveis de fazer de casa com o Serviço de Informação CompuServe, é novidade pra vocês?
A segunda propaganda foi lançada em 1994. Sobre ela, responda.
- O que ela está vendendo?
- Por que será que seria preciso comprar um programa contendo uma enciclopédia?
Após a leitura do texto, responda.
- O que caracteriza a Terceira Revolução Industrial? Quando ela ocorreu?
- Quais as principais tecnologias que surgiram neste período?
- De que maneira as propagandas estão relacionadas à Terceira Revolução Industrial?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder às questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam uma propaganda convencendo as pessoas a deixarem de usar tecnologia ou a diminuirem o uso ou a dependência dela. Eles podem fazer as propagandas em formas de “banners publicitários” - mini-cartazes feitos em folha sulfite ou no caderno - e enviar fotos, ou construir o banner no computador ou smartphone, utilizando aplicativos ou softwares que permitem edição de imagens e texto, como o Google Apresentações. Podem utilizar imagens da internet para ilustrar os banners ou fazer desenhos.
Eles também podem gravar áudios ou vídeos criando as propagandas como se fossem para Rádio ou Tv, usando filtros e efeitos de aplicativos como Instagram e TikTok para encená-las.
Os alunos/grupos podem enviar as propagandas por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula. Outra alternativa pode ser propor que postem as produções nas redes sociais usando uma hashtag que criarem para divulgá-las.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas a comentarem as atividades uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Proponha que os estudantes façam uma pesquisa com os responsáveis e familiares sobre como eram as tecnologias de informação e documentação na juventude deles, quando começaram a usar internet, computador, celular etc.
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.