Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, WhatsApp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
- Power Point ou outro aplicativo de apresentação.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- FlipGrid, Padlet ou blog.
Context
Diga aos alunos que esta é a última de cinco aulas que visam prepará-los para um seminário. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que eles assistirão a alguns vídeos para extrair informações e conhecer o formato.
Como exercício preparatório para a aula, compartilhe o worksheet (disponível aqui) com as instruções do jogo Find Someone Who. Eles podem fazer com a ajuda dos amigos e familiares.
Compartilhe, também com antecedência, o vídeo (disponível aqui) do Plano de Aula através de alguma ferramenta de troca de mensagens. Peça aos alunos que prestem atenção nos níveis de formalidade das falas de cada vídeo e faça anotações.
Input
Em uma aula síncrona, entregue o worksheet (disponível aqui) e converse com os alunos sobre o vídeo apresentado. Após a discussão, você pode apresentar o resumo da Oxford (disponível aqui) sobre níveis de formalidade disponível no slide. Reproduza o vídeo novamente e vá pausando para ter certeza de que todos estão acompanhando o conteúdo.
Output
Em um encontro síncrono, compartilhe o slide de output e explique a tarefa para a turma. Distribua o worksheet (disponível aqui) e siga as instruções do slide para que cada aluno crie o próprio outline. Após as explicações, peça para criarem uma presentation assincronamente e marque um encontro síncrono para que apresentem o trabalho. Peça aos alunos que utilizem as ferramentas digitais para organizar as apresentações. Eles podem utilizar o PowerPoint, o Flipgrid, Prezi, Padlet, Visme etc.
Neste encontro, sorteie pares entre os alunos para que um avalie a apresentação do outro. Compartilhe com a turma o feedback form (disponível aqui) e peça aos alunos que o preencham baseados no trabalho do colega.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e converse sobre quais objetivos foram alcançados e quais as dificuldades encontradas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar no debate das questões do output. Os alunos podem pedir ajuda aos familiares para criar a apresentação, escolher a linguagem, e compartilhar as respostas com os colegas em murais como o Flipgrid e o Padlet.