Atividade para impressão - Estação 1
Plano de Aula
Plano de aula: A linguagem figurada nos sonetos
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Dicionário, instruções e atividades impressas, caixa de papelão, cola, canetas hidrográficas e/ou lápis de cor, projetor ou quadro digital, fones de ouvido, tablets ou notebooks, celulares dos alunos e conexão com internet.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em entender a linguagem poética e seus recursos. Leitura mecânica e superficial do poema, ignorando sua construção estética e emotiva - Esclarecer, quando necessário, eventuais dúvidas na identificação das figuras de linguagem, solicitando que os alunos formulem exemplos.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. v. 10, n. 1, 2008. João Pessoa-PB, 2008.Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.
MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1981. p. 225.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando, n.2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, mai./ago. Rio de Janeiro - RJ, 2012. p. 162-187. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Prepare a sala, organizando mesas e cadeiras em três estações. Imprima o material das estações, sempre considerando a necessidade de três conjuntos de textos e atividades. Deixe as instruções e atividades em cada estação. Na estação com uso de tecnologia, serão necessários vários fones de ouvido, tablets e notebooks, pois os alunos responderão individualmente.
- Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
- Resgate rapidamente as características do soneto e o que foi visto em aula anterior sobre recursos expressivos e os efeitos sonoros. Verifique o conhecimento prévio dos alunos sobre metáfora, antítese e metonímia.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO