Atividade para impressão - Modelo de Cardápio de Sonetos - LPO9_02SQA11
Plano de Aula
Plano de aula: Soneto: Ritmo, pausas e entonação
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Textos impressos e/ou digitais. Projetor ou quadro digital para apresentação, notebooks ou outro tipo de device para pesquisa na internet e elaboração de material escrito para o evento.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade na interpretação dos textos. Não reconhecimento dos recursos paralinguísticos e cinésicos, da gestualidade e da pantomima para a construção de efeitos de sentido. Constrangimento para fazer a leitura expressiva dos sonetos e expor opinião. Esclarecer as dúvidas dos alunos e incentivar a troca de informações nos grupos e entre os grupos para que todos alcancem os objetivos da aula.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, 9:119-145, jan./dez. 1997. Disponível em: <file:///C:/Users/USER/Downloads/7396-27693-1-PB.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018.
PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Brasiliense, 1987.
PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2000.
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor. Coleção alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva o título da aula e explique que os alunos participarão de um karaokê de sonetos. Eles devem escolher um soneto para cantar ou declamar.
- Caso ache viável, pode abrir o evento para outras classes ou até mesmo para toda a comunidade escolar, Defina seu objetivo antes de aplicar esta aula. Caso opte por envolver outras classes ou toda a escola, inclua na preparação do evento uma seleção de sonetos que ficará disponível para o público no dia do evento, assim eles poderão escolher o que irão apresentar da mesma forma como acontece nos karaokês musicais.
Materiais complementares: Para acessar um modelo de cardápio para o karaokê, clique aqui.