Resolução de Atividade - Sugestão de respostas - LP09_02SQA01
Plano de Aula
Plano de aula: Soneto e outros poemas
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Abertura.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas, e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Materiais necessários: Poemas impressos, projetor ou quadro digital (podem ser também tablets ou um notebook), cartolinas.
Dificuldades antecipadas: Falta de familiaridade com o gênero. Preconceito com o gênero ao considerá-lo ultrapassado. Dificuldades interpretativas por falta de contato com uma linguagem pouco usual.
- Falta de familiaridade/preconceito com o gênero: a apreciação dos textos impressos e dos livros disponibilizados no início da aula favorece um primeiro contato. Peça aos alunos que mantenham a mente aberta e contextualize a criação dos poemas, falando um pouco sobre sua época de criação e meios de circulação.
- Dificuldades interpretativas: peça que os alunos anotem as palavras cujo significado não compreendem e sugira o uso do dicionário ou um de buscador online (se tiver disponível) para facilitar a interpretação do soneto. Outra possibilidade é criar um glossário com as palavras menos usuais encontradas e já compartilhar com os alunos.
Referências sobre o assunto:
“Amor é fogo que arde sem se ver” by Luís de Camões, patzlanify. dISPONÍVEL EM: <https://www.youtube.com/watch?v=LexbT5SVF3Y>. Acesso em: 12 ago. 2018.
BRANDÃO, H.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria & prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.
“Legião Urbana - Monte Castelo”, Paty Soares - RuivaM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ctAWPmcHoF8>. Acesso em: 12 ago. 2018.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos. Escreva no quadro ou projete a apresentação.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO