Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Eventos dependentes e independentes
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade em experimentos aleatórios
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cícero Inacio dos Santos
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
HABILIDADE DA BNCC:
[EF09MA19] - Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência nos dois casos.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
Noção intuitiva de probabilidades;
Noção do conceito de espaço amostral;
Noção do conceito de eventos.
Noção de soma de probabilidades;
Noção de princípio multiplicativo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Comparar padrões em probabilidades;
Comparar eventos dependentes e independentes;
Diferenciar eventos dependentes e independentes.
Calcular a probabilidade de eventos dependentes e independentes.
CONCEITO CHAVE:
Cálculo de probabilidade de eventos dependentes e independentes.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Lousa, giz, lápis e borracha.
Habilidades BNCC:
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação:
Antes de iniciar a aula divida a turma em grupos de dois ou três alunos, para que possam discutir entre si as soluções da atividade. Projete o objetivo ou copie na lousa.
Propósito: Apresentar para turma o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO