Como abordar as culturas dos povos indígenas na alfabetização
A professora Mara Mansani fez curadoria de materiais que podem te ajudar a planejar atividades que abordem a temática
POR: Mara MansaniNão dá mais para nossas crianças saírem da escola com o rosto pintado e cocar de penas no “Dia do Índio”, muito menos tratar todas a etnias e nações indígenas como se fossem uma só. Esse tipo de prática contribui para a manutenção de rótulos, estereótipos e apagamento da riqueza cultural desses povos.
É possível unir a valorização da história, arte e culturas indígenas com práticas que permitam o avanço na alfabetização.
Sobre povos indígenas, leia também:
- 15 conteúdos sobre povos indígenas para ajudar professores
- Geometria presente na arte dos povos indígenas
- Como trabalhar a cultura dos povos indígenas na Educação Infantil
Existem diversos conteúdos interessantes e de qualidade disponíveis gratuitamente para te ajudar a planejar essas atividades. Separei algumas sugestões:
LIVROS
Há muitas obras que exploram narrativas e estudos sobre etnias e nações indígenas brasileiras. Para fazer essa seleção, minha dica é: dê preferência a materiais produzidos diretamente por indígenas, pois, além de se aproximar mais da realidade desses povos, é uma forma de combater a ideia tão difundida em nossas escolas de que essa parcela da população apenas “caça, pesca e coleta frutas na floresta” – ideia que desconsidera toda a sabedoria, formas de viver e produção intelectual que eles produzem.
Muito além do cocar: leve a diversidade indígena aos alunos
Saiba como abordar o tema nos Anos Iniciais a partir da experiência e conhecimento de professores indígenas. Entenda como não cair em estereótipos e a como abordar de forma respeitosa e pedagogicamente relevante a diversidade dos povos indígenas brasileiros
Daniel Munduruku é um bom exemplo disso. Seus livros Um dia na aldeia e Kabá Darebu já renderam boas atividades de alfabetização em minhas turmas.
Já As Fabulosas fábulas de Iauaretê, de Kaka Wera Jecupe, é um dos meus preferidos! Inclusive, depois que conheci a história de vida e a intelectualidade desse escritor indígena, comecei a compreender que precisava mudar a minha forma de explorar e apresentar a temática indígena. Essas são apenas três títulos entre tantas possibilidades – conheça aqui outras sugestões.
Para usar essas obras na alfabetização algumas possibilidades são: criar rodas de leitura com livros sobre narrativas e mitos indígenas; escrever e ler listas e outros tipos textos, como legendas para fotos, sobre a alimentação ou brincadeiras típicas dos povos indígenas brasileiros; e explorar palavras desses povos que fazem parte da Língua Portuguesa.
Curso gratuito: Intensivo de Alfabetização
Este combo conta com dois cursos. Um deles apresentará as principais correntes de ensino em Alfabetização. No outro serão apresentados recursos para unir as metodologias ativas, a produção textual e os estudos com os gêneros textuais.
Além dos livros, temos vídeos, animações, dicionários, músicas e muito mais para apresentar a riqueza e sabedoria dos nossos povos indígenas brasileiros. Conheça abaixo outros materiais bacanas para usar no planejamento e desenvolvimentos das nossas aulas, que podem inspirar e produzir ótimas situações de aprendizagens.
BRINCADEIRAS
- Brincadeira da Queixada (Nankiô)
- Descubra como crianças indígenas se divertem
VOCABULÁRIO
- Palavras indígenas incorporadas à Língua Portuguesa
- Dicionário bilíngue Noke Ko?-Português
- Dicionário ilustrado Tupi-guarani
VÍDEOS E ANIMAÇÕES
- A festa dos encantados, uma lenda dos Guajajara.
- Kalapalo, Tudo verdim e Caminho dos gigantes, três animações com histórias indígenas.
NARRATIVAS INDÍGENAS
- 3 contos indígenas para mostrar aos alunos outra visão de mundo
MÚSICAS
- A floresta canta!: uma expedição sonora por terras indígenas brasileiras
Vá além do 19 de abril: todo dia é dia dos povos indígenas
Conheça estratégias e sugestões para inserir a cultura indígena no planejamento do ano inteiro de forma a ressaltar a diversidade dos povos originários brasileiros na Educação Infantil.
Imaginem quantas práticas e atividades podemos criar a partir desses (e tantos outros) conteúdos que temos disponíveis hoje em dia? Nada melhor do que avançar no processo de alfabetização enquanto conhece, reflete e valoriza as narrativas e culturas indígenas.
Agora é com vocês, queridos alfabetizadores! Compartilhe nos comentários práticas para alfabetizar que você pensou aí a partir das minhas sugestões dentro da temática indígena ou sugira outros materiais que já fazem partes das suas aulas.
Um abraço e até a próxima!
Mara Mansani
Mara Mansani é professora há 34 anos, lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2006, teve dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF, no livro “Muda o Mundo, Raimundo”. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga.
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