Dicas e estratégias para trabalhar estatística nos Anos Finais
As atividades são mais potentes quando acontecem de maneira interdisciplinar, ajudando o estudante a lidar com problemas e situações reais
POR: Rosiane Prates
Olá, professoras e professores! Sabemos que a Matemática é uma disciplina que desafia os alunos a desenvolverem habilidades de raciocínio lógico, resolução de problemas e interpretação de dados, não é mesmo? Dentro desse contexto, a estatística desempenha um papel fundamental ao possibilitar a análise de informações e o protagonismo na tomada de decisões com base em dados concretos.
Isso porque trabalhar com estatística requer habilidades relacionadas à coleta, organização, análise e interpretação de dados. Essa é uma área fundamental da Matemática para nos ajudar a entender o mundo que nos rodeia e a tomar decisões mais acertadas.
Assim, o uso da estatística por meio de atividades engajadoras é essencial para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e ajudá-los a compreender e interpretar a realidade de forma mais crítica e reflexiva.
No entanto, caros colegas, é importante ter atenção a alguns aspectos para que o ensino da estatística seja mais significativo para os alunos dos Anos Finais, sendo bacana incluir a interdisciplinaridade, ou seja, integrar as aulas dedicadas à estatística a outras disciplinas e contextos como forma de enriquecer a aprendizagem. É sobre isso que quero falar nesta coluna.
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Estatísticas e construção do conhecimento
Considerando a relevância da estatística, sob a ótica da educação escolar e Matemática, temos uma ferramenta poderosa que contribui com o desenvolvimento da ciência, tecnologia e da sociedade como um todo, pois auxilia a entender o mundo por meio de uma visão contextualizada, realizar previsões com base em evidências concretas, aspecto que favorece a compreensão de diversos fenômenos contemporâneos.
Por isso, colegas, é indispensável destacar alguns tópicos referentes a importância da estatística na construção do conhecimento:
- Formação do pensamento crítico: a estatística é uma ferramenta poderosa para desenvolver o pensamento crítico dos alunos, uma vez que permite analisar e interpretar dados de forma objetiva e contextualizada, estimulando a tomada de decisão.
- Instrumento de investigação: na prática pedagógica de Matemática, a estatística pode ser utilizada como uma ferramenta de investigação, permitindo ao aluno explorar e compreender fenômenos do mundo real de forma mais profunda, uma vez que a coleta e análise de dados estatísticos em projetos de pesquisa e experimentos práticos não só enriquecem o processo de ensino e aprendizagem, como também estimulam a curiosidade e a criatividade.
- Interpretação de dados: estamos em um mundo cada vez mais repleto de dados e a capacidade de interpretá-los tornou-se uma competência essencial. Por meio do estudo da estatística, os alunos aprendem a reconhecer padrões, identificar tendências e tirar conclusões baseadas em evidências, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma visão crítica.
- Tomada de decisão e cidadania: dominar o trabalho com estatística ajuda na tomada de decisão em diversos contextos, tanto na vida pessoal quanto profissional. Ao capacitar os alunos para interpretação e utilização de dados estatísticos de forma eficaz, a escola contribui para a formação de cidadãos mais críticos e autônomos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Sugestões de atividades para trabalhar estatística nos Anos Finais
O estudo da estatística pode ser mais potente quando acontece de maneira interdisciplinar, o que contribui para a compreensão da temática em si e de fenômenos do mundo real.
Quando utilizamos a estatística em atividades interdisciplinares, conseguimos propor aos alunos o desafio de aplicar conceitos matemáticos de forma prática e contextualizada, o que torna o aprendizado mais significativo e motivador. Algumas sugestões:
Mosaico de dados e Arte
Uma sugestão é realizar atividades com vista à construção de gráficos em forma de mosaico. Além de analisar os dados e informações, é possível com papel colorido ou lápis de cor, explorar as imagens formadas relacionando Matemática e Arte.
Análise de dados visuais e produção de texto
Com o objetivo de desenvolver a habilidade de interpretar dados visuais, com a utilização de diversos gráficos impressos relacionados a um determinado assunto - que, inclusive, pode ser definido pela turma - e perguntas norteadoras, pode ser promovida uma discussão sobre as respostas dos alunos e as interpretações dos dados contidos em cada um dos gráficos. Depois, é possível realizar uma produção textual com as impressões mais relevantes.
Clima, Meio Ambiente e estatísticas
É possível debater clima e meio ambiente com a turma com base em estatísticas. Trabalhar informações como elevação ou não da temperatura média, umidade e precipitação no estado ou até mesmo no município no qual está localizada a escola ou números de desmatamento ao longo do tempo. Tudo isso pode contextualizar debates sobre sustentabilidade e mudanças climáticas.
Análise de dados em eventos históricos
A sugestão é escolher um evento histórico significativo, identificar e analisar dados referentes a ele, estimulando a turma a produzir estatísticas. Pode-se falar, por exemplo, no aumento ou diminuição percentual da produção industrial em um determinado período ou destacar o número de vítimas em um determinado evento.
Análise de dados geográficos
Com a utilização de mapas, é possível desenvolver atividade com foco na análise de dados populacionais, área territorial, quando pode ser proposto ao aluno a organização e comparação dos dados coletados, criando gráficos e tabelas para representar as informações.
Pesquisa de opinião
Essa sugestão é bacana, colegas, pois os alunos podem desenvolver atividades com as turmas da própria escola. A ideia é propor a elaboração de questionários para coleta de dados, com perguntas sobre temas de preferências como lazer, gosto musical, comida preferida de cada turma. No final, que tal produzir um mural coletivo com os dados e estatísticas encontrados?
Estatística e Tecnologia
É notável, professora e professor, que a estatística e a tecnologia têm um papel fundamental no mundo atual e estão bem interligadas.
A tecnologia facilita o acesso e o processamento de grandes quantidades de dados, o que permite análises estatísticas mais complexas e precisas, sendo possível também produzir gráficos e até mesmo tendências futuras com base em modelos estatísticos.
Assim, podemos pensar na utilização de ferramentas tecnológicas na prática pedagógica como, por exemplo, o Desmos, Excel, Geogebra, todas gratuitas e que desenvolvem habilidades e competências em mundo marcado pela constante produção e análise de dados.
Dessa forma, colegas, ao integrar o estudo de estatística a outras disciplinas e contextos, a aprendizagem dos alunos é enriquecida, estimulando a criatividade, a capacidade de análise crítica e a visão de mundo.
Ao integrar a estatística de forma criativa e interdisciplinar, os professores podem proporcionar aos estudantes uma formação mais abrangente e relevante, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo moderno.
E você, colega, como tem desenvolvido atividades com estatística em sala de aula? Forte abraço e até a próxima!
Rosiane Prates é professora de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental, atua há mais de dez anos na rede pública e já integrou o Comitê de Avaliação do Município de Pinheiros (ES). Em 2022, participou da quarta edição do Mulheres na Ciência e Inovação, programa de formação para pesquisadoras no Brasil realizado pelo Museu do Amanhã e o British Council. Também foi professora-autora no projeto Planos de Aula de Matemática, realizado pela Associação NOVA ESCOLA. Além disso, tem participação como voluntária em projetos socioeducacionais e de empreendedorismo. É licenciada em Matemática e Pedagogia, graduada em Administração, especialista em Ensino e Currículo, em Matemática na Prática e mestranda em Gestão Escolar.
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