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Olimpíadas: 5 sugestões para planejar experiências na Educação Infantil

Evento esportivo abre possibilidades para ampliar o repertório de práticas corporais e propor atividades em todos os campos de experiência

POR:
Paula Sestari
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos que acontecem este ano são oportunidades para apresentar novas práticas corporais e despertar o espírito olímpico de coletividade, respeito, determinação e inteligência emocional nas crianças da Educação Infantil. Ilustração:  Paola (Papoulas Douradas)/NOVA ESCOLA

Olá professores e professoras,

As Olimpíadas se aproximam. Por ser um evento que acontece a cada quatro anos, temos de lembrar que é algo novo para as crianças da Educação Infantil. A competição abre a possibilidade de ampliar o repertório cultural das crianças e conhecer novas práticas corporais, das diferentes modalidades esportivas

Despertar o espírito olímpico é um ponto que deve ser levado em consideração. Os sentimentos de coletividade, determinação, disciplina e inteligência emocional que os atletas precisam desenvolver para terem sucesso, são elementos importantes para a formação integral. 

É possível explorar o evento esportivo do ponto de vista dos diferentes campos de experiência. Compartilho aqui cinco sugestões, que podem servir de inspiração e ponto de partida para incluir posteriormente os interesses e dúvidas levantadas pela turma. 

1. Apresente a origem e história das Olimpíadas

Leve registros históricos, principalmente, a partir dos Jogos Olímpicos de 1896, que aconteceram em Atenas, na Grécia, e inauguraram a era moderna da competição. Dessa edição, participaram 14 países e 241 atletas homens – na época, as mulheres eram proibidas de competir. 

Com esses dados, já é possível instigar várias questões com as crianças como: onde fica as cidades-sede, como é realizada essa escolha, porque antigamente apenas homens participavam e comparar como é hoje, apresentar a delegação brasileira. 

Além dos conhecimentos históricos podem analisar as mudanças ao longo do tempo e a inserção de novas modalidades explorando conceitos a partir da linguagem matemática.

2. Explore o significado dos símbolos olímpicos

Já está previsto que as crianças bem pequenas sejam capazes de compreender símbolos e outros tipos de imagens. 

Os jogos olímpicos tem na sua forma de comunicação vários deles como os arcos, a tocha, o lema, as medalhas e os mascotes de cada edição do evento. Essas representações instigam as crianças a lerem outros signos e seus significados no cotidiano.

3. Integre a comunidade escolar para falar sobre os esportes olímpicos

Esse período é uma excelente oportunidade para apresentar às crianças outras modalidades esportivas como o atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação e tênis. 

Além dos esportes mais comuns como basquete, vôlei e futebol, as crianças vão se encantar com modalidades como skate e a novidade deste ano que é o breaking, representando a arte das ruas. 

Um caminho para apresentar a diversidade de esportes é convidar pessoas da comunidade que praticam alguns desses esportes (até mesmo por hobby) para um momento com as crianças. 

4. Abra espaço para a experimentação de práticas de esportes adaptadas

Outra possibilidade para apresentar as modalidades esportivas é levando imagens, vídeos curtos ou outros elementos que representam determinado esporte. 

Nesse momento, as crianças irão expressar suas dúvidas, curiosidades. Elas tentarão imitar os movimentos do corpo e gestos. Em parceria com o professor de Educação Física, podem pensar em momentos de brincadeiras – podem ser momentos dirigidos (já levar a proposta fechada) ou disponibilizar os materiais e deixar as crianças escolherem – para que a turma experimente as práticas corporais. 

5. Fale também sobre as Paralimpíadas

Conte para as crianças que além das Olimpíadas temos as Paralimpíadas que acontecem logo na sequência, entre agosto e setembro deste ano. 

Um destaque aqui é ter cuidado para não reproduzir falas e expressões capacitistas. As crianças devem ter como ponto de partida o discurso dos adultos de referência. Enquanto professor acolha as falas e as apoie a elaborar uma visão respeitosa. Trazer trechos de entrevistas em que os atletas compartilham como conseguiram alcançar a excelência no rendimento e outras conquistas dentro do esporte é um caminho para fazer esse trabalho. 

Essas sugestões visam a contextualização das Olimpíadas dentro do cotidiano das vivências na Educação Infantil. 

Muitas instituições organizam atividades que simulam o evento oficial como a organização de gincanas esportivas com desfile de abertura, formação de equipes e distribuição de medalhas. Se esse foco maior para as Olimpíadas fizer sentido para sua escola, trazer as famílias para participar e incentivar o espírito solidário invés da competição, fará parte das aprendizagens essenciais para as crianças.

Com essas ideias, vamos oportunizar as crianças conhecerem diferentes histórias, culturas e, com certeza, ficar na torcida pelo bom desempenho de nossos atletas que, tiveram que ganhar muitas outras batalhas antes para estarem nas Olimpíadas. Por isso, antes dos pódios e das medalhas, vamos também enaltecer as pessoas que dedicaram suas vidas para estarem ali. 

Paula Sestari é professora da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Joinville (SC), com dez anos de experiência nessa etapa, e mestra em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, e foi eleita Educadora do Ano com um projeto com crianças pequenas na área de Educação Ambiental.

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