Crie sua conta e acesse o conteúdo completo. Cadastrar gratuitamente

Olimpíadas: 10 materiais de NOVA ESCOLA para levar o tema para a sala de aula

Confira seleção de reportagens e planos de aula sobre o evento esportivo mundial para usar com a turma

POR:
Paula Salas

Os grandes eventos esportivos são momentos que movem todo o país. Crianças, adolescentes e adultos se unem para torcer pelos nossos atletas. As Olimpíadas de Paris 2024 tem movimentado não apenas as redes sociais, mas também a rotina de brasileiros que se programam para assistir às disputas pela medalha de ouro – ou que ao menos se interessam mais pelos esportes olímpicos nesse período.

O tema pode ser trabalhado na escola, das aulas de Educação Física até as de Matemática, para para engajar a turma!

Para te inspirar, preparamos uma curadoria com 10 materiais de NOVA ESCOLA que podem te ajudar a explorar a temática nas suas aulas: 

Experiências na Educação Infantil

As Olimpíadas são um evento que acontece a cada quatro anos e, por isso, é preciso lembrar as crianças da Educação Infantil sobre a competição. Ela abre a possibilidade de ampliar o repertório cultural das crianças e conhecer novas práticas corporais, das diferentes modalidades esportivas.

Além disso, de acordo com a colunista Paula Sestari, despertar o espírito olímpico é um ponto a ser considerado. "Os sentimentos de coletividade, determinação, disciplina e inteligência emocional que os atletas precisam desenvolver para terem sucesso, são elementos importantes para a formação integral", afirma a especialista. Saiba mais!

Gráficos e medidas

De acordo com a colunista Selene Coletti, as Olimpíadas oferecem uma oportunidade excelente para trabalhar com dados reais ao fornecer uma vasta gama de dados como tempos de corrida, distâncias de saltos e lançamentos, pontuações e muito mais. "Esse volume de informações tem um enorme potencial didático, especialmente, para o ensino de Matemática e não só permite a introdução de conceitos matemáticos de maneira contextualizada, mas também ajuda a desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de dados", afirma. Leia o texto completo.,

Skate na escola

A atleta Rayssa Leal em treino para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Foto: Luiza Moraes/COB

Desde que foi incorporado aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, o skate se tornou uma febre nacional. Não há quem não tenha torcido e se emocionado com a medalha de prata de Rayssa Leal, atleta maranhense de 13 anos à época (nos jogos de Paris, a atleta está com 16). Que tal aproveitar este momento para levar o esporte para seus alunos? A prática favorece o desenvolvimento do equilíbrio e a agilidade corporal, e pode ser uma boa estratégia para desenvolver atividades dentro da unidade temática práticas corporais e aventura prevista na BNCC. Para se inspirar, confira reportagem sobre a experiência de duas escolas públicas.

O que a BNCC prevê para a Educação Física?

Entenda a proposta do documento e como implementar as mudanças na prática

Probabilidade da Olimpíada

Engana-se quem pensa que apenas o professor de Educação Física tem com as Olimpíadas um prato cheio de aprendizagem. Para estudar probabilidade e estatística no 9º ano, é possível levar situações-problema baseadas em regras da competição. Confira um plano de aula que traz sugestões de como abordar a temática.

Atletismo na Educação Infantil

Crianças amam correr. Que tal aproveitar essa paixão e ampliar o repertório dos pequenos ao apresentar o atletismo? Conheça a experiência de duas educadoras que usaram imagens de modalidades olímpicas e criaram cinco brincadeiras para as crianças experimentassem corrida de velocidade, de obstáculos, revezamento, salto em distância e arremesso.

Notícias dos Jogos

Nas aulas de Língua Estrangeira do 8º e 9º ano, o foco podem ser as notícias publicadas em veículos internacionais a respeito da competição. É uma ótima estratégia para trabalhar o gênero textual em uma situação real de uso, de um assunto de interesse da turma. Saiba aqui como planejar a aula. 

Contagem das medalhas

Enquanto na natação os segundos determinam o vencedor, no futebol é o número de gols. Conheça a experiência de uma professora que utilizou modalidades olímpicas para criar situações-problema envolvendo medidas e diferentes tipos de contagem para definir os vencedores de cada esporte. Entenda aqui na reportagem.

Olimpíadas nas aulas de Arte

Qual a relação entre a competição, a moda e as aulas de Arte? Com uma turma de Anos Iniciais, uma professora propôs que as crianças criassem atletas de papel com uniformes usando as cores das bandeiras dos países escolhidos. O exercício permitiu que a turma experimentasse formas de representar pessoas em poses não convencionais. Saiba mais aqui

Inspirações para trabalhar Revolução Francesa

Professora Fabíola Iszlaji conta como foi buscar ideias e inspirações para trabalhar Revolução Francesa no 8º ano do Ensino Fundamental, que engajou os alunos da aula de História. Saiba mais!

Leia também: A propaganda de Napoleão Bonaparte (1804-1815)

A Ciência das Paralimpíadas

Entre 28 de agosto e 8 de setembro, acontecem as Paralimpíadas de Paris 2024. Pode ser uma oportunidade não apenas para conversar com os alunos sobre a importância da diversidade e inclusão de pessoas com deficiência no esporte, mas tratar, nas aulas de Ciências dos Anos Finais, o que é a biomecânica e propor experiências que investigam os movimentos corporais e os tipos de próteses utilizadas por atletas paralímpicos.

*Texto publicado em 31/07/2021 e atualizado em 18/07/2024 para acréscimo de informações sobre as Olimpíadas 2024

Tags

Guias

Tags

Guias