Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e Youtube
Valores trabalhados
- Respeito ao ambiente
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes entendam as diferentes intensidades do vento, bem como o que a ação dele pode causar. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. Na apresentação do tema, grave um vídeo e explique que durante a aula eles irão discutir sobre a ação do vento no nosso dia a dia.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após anunciar o tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes e grave uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Encaminha aos alunos o clipe da música “O ar (o vento)”, de Vinícius de Moraes, disponível aqui e uma cópia da letra, para que possam ler. Após ouvirem a canção, questione-os: o que é o vento? Permita que se manifestem por mensagens de texto ou áudio no grupo de WhatsApp da turma, mas não se aprofunde no tema, pois ele será abordado com maior ênfase durante a aula.
Problematização (50 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original aos estudantes. Permita que os alunos respondam à questão proposta dando exemplos de como é possível perceber a ação do vento em nosso dia a dia. Diga que eles devem anotar em seus cadernos suas respostas. Para se aprofundar ainda mais na questão, faça outras perguntas, como:
- Em que situações percebemos que está ventando?
- O vento forte pode trazer algum tipo de problema? Quais?
- O vento é capaz de interferir em nossa vida? Como?
Outras questões podem surgir durante a discussão e devem ser levadas em consideração. Relembre os alunos dos eventos decorrentes da ação dos ventos, como os furacões. Entretanto destaque que os mesmos ventos que podem trazer prejuízos, também podem propiciar a produção de energia eólica.
As respostas devem ser encaminhadas oralmente, no grupo da turma.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma vídeoaula com as orientações necessárias. Proponha aos alunos confeccionar uma biruta para observar a ação do vento. Diga, no vídeo, todos os materiais que eles irão precisar para confeccionar o instrumento. Disponibilize um tempo para tirarem eventuais dúvidas. O passo a passo para montagem é este:
- Pegue o rolo de papel higiênico previamente providenciado e faça dois furos em uma das extremidades, um diretamente de frente para o outro
- Passe um fio de lã ou nylon pelos buracos e dê um nó
- Na outra extremidade do rolo, cole tiras de papel de crepom em toda a circunferência
- Pendure a biruta em um local estratégico, onde seja possível observar a ação do vento
Aconselhe os estudantes que seja em algum lugar da sua residência. Peça para que digam o que estão observando: em qual direção as tiras estão se movendo, qual a intensidade dos movimentos, se houve uma mudança na direção do vento etc.
Para ver outra sugestão para a construção de uma biruta, acesse o este link. Diga que os estudantes deverão contar com o auxílio de um adulto.
Sistematização (50 minutos- assincronamente)
Após observarem a ação do vento e a direção em que ele está seguindo, proponha aos alunos brincar com aviões de papel. Oriente-os a fazer uma dobradura utilizando uma folha sulfite. As instruções para fazer esta atividade estão disponíveis aqui.
Convite às famílias
Deixe a sugestão que a família auxilie na confecção da biruta e do avião de papel. Além disso, sugira que assistam aos vídeos:
- “Palavra cantada - A canoa virou”, disponível aqui
- “O vento é o ar com muita pressa”, disponível aqui
- “O vento é o ar com muita pressa - Clipe”, disponível aqui