Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Google Desenhos e Paint
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem os problemas do plástico no dia a dia da população e proponham estratégias. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Na apresentação do tema, grave um vídeo e explique que nesta aula os alunos irão identificar de que forma a temperatura interfere em nossos hábitos. Como mudamos nossos hábitos alimentares, nossas vestimentas a partir das condições do tempo atmosférico encontradas em nosso cotidiano?
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após anunciar o tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes e grave uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Solicite aos alunos que citem situações em que é possível observar uma mudança em nosso comportamento causada por uma mudança de temperatura. Anote-as. Espera-se que os eles identifiquem que está fazendo frio no local da foto. Entretanto, continue estimulando os alunos e peça para que eles se manifestem sobre os aspectos observados que os levaram a identificar a temperatura na imagem. Oriente que as respostas sejam feitas no caderno.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Envie o slide do plano original aos estudantes e levante o questionamento proposto. É importante que eles possam relacionar as condições atmosféricas com os hábitos cotidianos. Aprofunde a discussão levantando exemplos a partir das condições do tempo encontradas no momento desta aula. Lance questionamentos como: o que estão vestindo? Quais alimentos serão consumidos por eles no decorrer do dia?
Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Envie aos alunos as imagens disponíveis aqui. Separe a classe em dois grupos e explique que cada um ficará responsável por uma época do ano: inverno (frio) e verão (calor). Em seguida, explique aos alunos que os personagens combinaram de se encontrar na lanchonete e questione-os: como eles devem se vestir?
Explique que eles deverão recortar os personagens e vesti-los de acordo com a época do ano que escolheram. É importante que neste momento os alunos sejam capazes de identificar que nos dias de frio utilizam-se roupas para se aquecer, como casaco, botas, gorro etc., e que em dias de calor é mais apropriado usar roupas leves como saia, short e sandálias.
Após vestirem os personagens com as roupas adequadas, explique que agora eles irão a uma lanchonete. Peça para que os alunos colem os bonecos em uma folha sulfite e em seguida desenhem o que irão pedir para comer. É importante que neste momento eles identifiquem alimentos que são mais propícios de serem consumidos de acordo com o tempo, como sopa, chá e chocolate quente em dias frios e sorvete, sucos e açaí em dias de calor.
Caso eles não possam fazer a impressão dos bonecos, oriente que desenhem. Se preferir, oriente-os a usarem as ferramentas do Paint ou Google Desenhos (plataforma cujo tutorial para uso encontra-se aqui).
Sistematização (60 minutos - assincronamente)
Peça que cada aluno se desenhe utilizando um tipo de roupa adequada à temperatura que esteja fazendo no momento. Em seguida, solicite que façam o desenho de alimentos que seriam ideais para pedir na lanchonete. O objetivo é fazer com que eles retomem a reflexão sobre a temperatura em seu local de vivência e reconheçam como ela interfere em nossos hábitos.
Convite às famílias
Oriente que as famílias acompanhem os estudantes em todas as etapas do plano e que, ao final da aula, assistam aos dois vídeos:
- “De onde vem o plástico?”, disponível aqui
- “Por que a reciclagem é tão importante?”, disponível aqui