Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO1_10UND01
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo
- Optativas: Google Classroom e Google Docs
Valor trabalhado
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes avaliem como as condições climáticas podem modificar nosso dia a dia. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide de apresentação que você encontra no plano original aos alunos. Grave um vídeo, perguntando: quem prefere dias de sol? Quem prefere dias de chuva? Permita que eles se manifestem brevemente, sem se aprofundar nos questionamentos. Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Aprofunde o questionamento com as seguintes perguntas:
- As condições do tempo atmosférico podem nos impedir de fazer alguma coisa?
- As atividades que fazemos em dias de sol são as mesmas que podemos fazer em dias de chuva?
- No local onde vivemos temos mais dias com sol ou mais dias com chuva?
As respostas devem ser anotadas no caderno.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Envie o slide do plano original aos estudantes e conte a história de Daniel, que se deparou com um problema nos seus planos por causa de uma mudança nas condições climáticas. Em seguida, pergunte como eles acham que Daniel pode se divertir.
Continue questionando-os com perguntas como:
- Daniel conseguirá ir para a praça brincar, mesmo que esteja chovendo?
- Existem coisas que não conseguimos realizar em dias de chuva? Quais?
- Vocês já passaram por alguma situação semelhante?
Peça que as respostas sejam enviadas no grupo de WhatsApp ou e-mail da turma.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave um vídeo com as orientações necessárias. Comente com os alunos que Daniel precisará pensar em outras brincadeiras e que eles irão ajudá-lo. Para isso, proponha um “caça-brincadeiras”. Para realizar a atividade, envie as imagens disponíveis aqui.
Você pode acrescentar outras imagens à brincadeira de acordo com as atividades mais comuns na região onde a escola está situada. Peça que escolham uma das brincadeiras para fazerem em suas casas com suas famílias. Oriente-os a gravarem um vídeo ou a tirar fotos da atividade.
Sistematização (30 minutos - assincronamente)
Proponha aos alunos que façam uma lista de sugestões para Daniel resolver seu problema. Eles poderão citar algumas brincadeiras que apareceram na ação propositiva ou outras. Essa listagem poderá ser escrita individualmente ou coletivamente com o auxílio do Google Docs, de acordo com o nível de alfabetização da turma.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos que seguem abaixo:
- “Tempo e clima com a turminha CPTEC” disponível aqui.
- “A diferença entre calor e temperatura”, disponível aqui.
- “O tempo atmosférico para crianças”, disponível aqui.