Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Google Docs, Word, Google Desenhos e Paint
Valores trabalhados
- Respeito ao ambiente
- Participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem as variações de frio e calor relacionando-as com seu lugar de vivência e os ritmos da natureza. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Na apresentação do tema, grave um vídeo e questione-os sobre qual é a diferença entre o frio e o calor. Permita que eles se manifestem brevemente, sem se aprofundar nas colocações que fizerem.
Contextualização (20 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp. Levante os seguintes questionamentos:
- Quais as diferenças entre esses lugares?
- É possível identificar em qual imagem está mais frio? E mais quente?
Oriente que as respostas sejam enviadas no grupo de WhatsApp da turma.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original aos estudantes e faça o questionamento proposto. Deixe os alunos levantarem hipóteses. Diga para registarem tudo no caderno.
Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)
Grave uma vídeoaula com as orientações necessárias. Questione os alunos: por que existem lugares mais frios e lugares mais quentes?
Explique que a intensidade com que os raios solares chegam naquele local pode ser maior ou menor e que essa variação também tem relação com outras variáveis, entre elas a inclinação do eixo da Terra. Por isso, alguns lugares são mais quentes e outros são mais frios.
Neste momento é importante fazer intervenções para que os alunos possam entender o fato de a luz do sol chegar com maior intensidade em alguns lugares e com menor intensidade em outros. Para isso, envie o vídeo sobre a importância dos movimentos de translação e rotação, que está disponível aqui.
Peça que os estudantes produzam um desenho, explicando o que entenderam sobre a relação do sol com a Terra e como isso influencia na temperatura. Se preferir, oriente-os a usar o Paint ou Google Desenhos para fazer suas produções. O tutorial para usar o Google Desenhos encontra-se disponível aqui.
Sistematização (dois dias - assincronamente)
Para aprofundar ainda mais a questão, utilize esta etapa e faça alguns questionamentos como:
- Em nossa cidade, os dias são mais quentes ou mais frios?
- Você se lembra de algum momento em que sentiu muito frio no local onde vivemos? Como foi?
- Nos últimos dias houve calor ou frio em nossa cidade?
Após responderem, proponha que os alunos façam um desenho retratando a cidade de acordo com a conclusão que chegarem (seguindo o conceito de quente e frio). Se preferir, oriente-os a usar o Paint ou o Google Desenhos.
Convite às famílias
Envie às famílias o conteúdo “Zonas térmicas da Terra - Escola Kids”, disponível aqui.
Oriente que façam um mapa conceitual. Para saber como elaborar um, acesse este link.
Deixe também a sugestão dos vídeos que seguem abaixo:
- “Quente ou frio?”, disponível aqui
- “As quatro estações do ano para crianças”, disponível aqui
- “Mundo Bita - Trem das estações”, disponível aqui