Plano de Aula

Plano de aula: Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia que consta na BNCCEF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades estão previstas para serem realizadas em sala de aula.

Materiais necessários: Objetos da rotina escolar: lápis, estojo, caderno, livros.

Material complementar: Atividade “O que tem?” disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7rjrp6Up9WjGaaCsXVuK4jKkUX4Rpbt3KxPJNGxrxustsncMrEKjtwsfW55q/geo1-09und2-o-que-tem.pdf

Para saber mais: Estes conteúdos relacionam-se a Geometria e as habilidades EF01MA11, caso deseje poderá explorar outras atividades com a temática, como por exemplo, o plano de aula “Trilha das posições - em cima e embaixo, dentro e fora e longe e perto” disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1074/trilha-das-posicoes-em-cima-e-embaixo-dentro-e-fora-e-longe-e-perto

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente este slide ou escreva no quadro o tema da aula. Permita que os alunos leiam. Se necessário proponha a leitura coletiva. Pergunte o que acham que irão discutir hoje, baseados na temática que acabaram de ler. Permita que alguns alunos se manifestem. Não antecipe conceitos, eles serão abordados e aprofundados no decorrer da atividade.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos