Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Youtube, e-mail, WhatsApp e celular ou tablet para gravação de vídeo
- Optativas: Google Classroom ou Google Meet
Valor trabalhado
- Cidadania
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Este plano de aula tem por objetivo que os alunos sejam capazes de desenvolver noções de lateralidade como em cima, embaixo, dentro e fora, tendo o corpo e outros elementos como referenciais. As atividades estão previstas para serem realizadas em sua maior do tempo de forma assíncrona. Os materiais que serão necessários são objetos da rotina escolar, como lápis, estojo, caderno e livros. Como ferramentas virtuais, indica-se o uso do WhatsApp, e-mail ou Google Classroom ou Google Meet.
Para apresentar o tema da aula, envie a imagem do tema ou grave um áudio explicando e perguntando o que os alunos acham que irão discutir baseados no que acabaram de ler. Permita que eles se manifestem por meio de áudio ou mensagens de texto. Não antecipe conceitos. Eles serão abordados e aprofundados no decorrer da atividade.
Contextualização (25 minutos)
Apresente o slide do plano original para esta etapa. Faça a leitura, de forma oralizada. Você pode pedir que os alunos gravem áudios do poema, organizando-os por frases. Se eles ainda não forem alfabetizados, você mesmo pode fazer o áudio da leitura. Ao término, questione-os:
- Por que o menino do poema fica zangado?
- Quando ele diz “tenho que olhar todo mundo com o queixo levantado”, qual é o movimento que ele faz com a cabeça? (Deixe que reproduzam)
- E ao olhar a formiga, qual a posição que ele faz com o corpo? (Permita a reprodução também)
- Por que ao olhar para o garoto a formiga o acharia grandão?
Não antecipe respostas, nem corrija possíveis erros. Diga aos alunos que esses assuntos se relacionam ao tema da aula. Se preferir, peça que registrem as respostas por meio de desenhos e que encaminhem por WhatsApp ou e-mail.
Problematização (50 minutos)
Apresente o slide da problematização, fazendo a leitura coletiva de forma virtual caso a aula esteja ocorrendo pelo Google Classroom ou Google Meet ou direcione fragmentos e peça para que eles leiam, gravem e compartilhem o áudio.
Envie uma imagem da representação do corpo humano aos alunos. Solicite que observem as linhas e tracejados que estão presentes em algumas partes da figura, como na divisão do quadril e tronco, da cabeça e do tronco e embaixo dos pés. Demonstre e relembre a qual parte do corpo refere-se o termo tronco.
Solicite aos alunos que fiquem em pé e observem seu corpo. Peça para imaginarem que também há linhas como as da representação. Feito isso, diga que agora você fará alguns comandos e eles deverão tocar em alguma parte do corpo que corresponda ao que foi dito. Diga também que você escolherá alguns alunos para explicar a escolha. Comece os comandos e repita-os duas vezes, alternando-os. Se estiver utilizando o Google Classroom ou Google Meet, a atividade deverá ser feita de forma síncrona. Do contrário, oriente-os por meio de um vídeo.
- Toque uma parte do seu corpo que está em cima do tronco
- Toque uma parte do corpo que esteja embaixo da cabeça
- Toque uma parte do corpo que esteja embaixo do tronco
- Toque uma parte do corpo que esteja em cima do chão
Para finalizar, pergunte se os alunos sabem o nome de algum órgão que fique dentro do corpo. Possivelmente dirão coração, já que é o mais familiar à faixa etária. Caso não digam, dê dicas que os levem a ele, como, por exemplo, "é um órgão que se colocarmos as mãos do lado esquerdo do peito podemos escutar" ou "é o órgão que bombeia sangue para todo corpo". Após as respostas, envie o vídeo disponível aqui como sugestão.
Ação propositiva (60 minutos)
Retome o poema “Pontinho de vista”, de Pedro Bandeira. Comente que assim como no poema, durante as brincadeiras, eles tinham que usar o corpo como referência para compreender o que estava em cima, embaixo, bem como para identificar por meio da visão que não havia nada fora do armário, por exemplo, inferindo que pudesse estar dentro.
Diga que agora, para este exercício final, eles terão que ter a sua mesa, ou o lugar que utilizam para fazer suas tarefas, como referência para desenhar o que é solicitado na atividade “O que tem?”, disponível aqui.
Sistematização (60 minutos)
Peça que os alunos encaminhem os desenhos por e-mail ou WhatsApp. Compile todos os arquivos e faça um vídeo com as produções. Se não puder, faça a impressão, monte um painel, registre com fotos e envie para a turma. Exponha os desenhos para que todos observem e concluam que precisamos entender os conceitos de dentro, fora, em cima e embaixo para compreendermos nossa posição com relação a um referencial.
Convite às famílias
Professor, deixe como sugestão que por meio do vídeo disponível aqui as famílias dancem com as crianças, referenciando diferentes elementos do corpo e suas posições. Essa prática irá servir como um complemento da aula.