GEO1_09UND10 - Atividade_ O que tem nessa rua_
Plano de Aula
Plano de aula: OBSERVAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA RUA DA ESCOLA
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades estão distribuídas para serem realizadas na sala de aula e um estudo de meio (passeio) pela rua da escola.
Materiais necessários: Materiais recicláveis diversos que você poderá antecipadamente solicitar aos alunos que tragam à escola, como por exemplo: caixas de sapato, de remédios, produtos de higiene; tintas guache para pintura, papelão para base da maquete, papéis crepons de cores variadas, caneta hidrocor, lápis de cor; cópia da atividade e das imagens.
Material complementar:
Atividade de sistematização “O que tem nessa rua?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPCXzE6jc5cNAQknrAmfdhytrchXrcNkFjKRWGdFtQ7a2sZemmc6rkMQmnyA/geo1-09und10-atividade-o-que-tem-nessa-rua.pdf
Para saber mais:
SILVA. Eduardo R. Franco da. Utilização da maquete como recurso didático para o ensino da Geografia. In: IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade, Maceió-AL, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/educacaogeografica/article/download/4419/3189>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: É importante que os alunos já possuam noções dos referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) tendo o corpo como referência.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Solicite que os alunos leiam e se necessário auxilie-os. Questione se sabem o que significa a palavra maquete, se já viram alguma e quais relações há entre as palavras observar, representar e maquete. Ouça com atenção as possíveis hipóteses, mas não antecipe conceitos. Diga que esse será o tema da aula de hoje e que no decorrer das atividades esse conceito será construído.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA