Plano de Aula

Plano de aula: OBSERVAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA RUA DA ESCOLA

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades estão distribuídas para serem realizadas na sala de aula e um estudo de meio (passeio) pela rua da escola.

Materiais necessários: Materiais recicláveis diversos que você poderá antecipadamente solicitar aos alunos que tragam à escola, como por exemplo: caixas de sapato, de remédios, produtos de higiene; tintas guache para pintura, papelão para base da maquete, papéis crepons de cores variadas, caneta hidrocor, lápis de cor; cópia da atividade e das imagens.

Material complementar:

Atividade de sistematização “O que tem nessa rua?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPCXzE6jc5cNAQknrAmfdhytrchXrcNkFjKRWGdFtQ7a2sZemmc6rkMQmnyA/geo1-09und10-atividade-o-que-tem-nessa-rua.pdf

Para saber mais:

SILVA. Eduardo R. Franco da. Utilização da maquete como recurso didático para o ensino da Geografia. In: IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade, Maceió-AL, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/educacaogeografica/article/download/4419/3189>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos já possuam noções dos referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) tendo o corpo como referência.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Solicite que os alunos leiam e se necessário auxilie-os. Questione se sabem o que significa a palavra maquete, se já viram alguma e quais relações há entre as palavras observar, representar e maquete. Ouça com atenção as possíveis hipóteses, mas não antecipe conceitos. Diga que esse será o tema da aula de hoje e que no decorrer das atividades esse conceito será construído.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos