Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Meet, Youtube, Google Desenhos, Paint ou o software de desenho livre Flochdraw.
Valor trabalhado
- Cidadania
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os alunos apliquem princípios para utilizar referenciais espaciais em mapas simples, a começar pelo ponto de referência da sala de aula. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Grave um áudio ou envie uma foto do slide de apresentação do tema de aula que está disponível na proposta original desta etapa. Questione os alunos se já fizeram perguntas desse tipo ou em que momentos já escutaram essa interrogativa. Permita que eles se expressem livremente relatando os exemplos por mensagens de texto ou áudio. Conclua dizendo que nesta aula haverá o aprofundamento das discussões sobre essa temática.
Contextualização (40 minutos)
Encaminhe a imagem do plano original. Grave um áudio com os diálogos para a turma e questione se eles já presenciaram situações parecidas. Deixe que se manifestem. Escolha um ou dois alunos para exemplificar a situação que já observaram. Você pode fazer isso em um momento síncrono ou pode pedir que eles encaminhem áudios. Ouça atentamente as respostas, mas não antecipe nenhum conceito. Ele será construído ao longo do plano.
Problematização (60 minutos)
Apresente o slide do plano original aos alunos. Em seguida diga que eles deverão dar duas dicas de qual seu produto predileto sem revelar seu nome ou característica. Eles apenas poderão dizer sua localização e dar pistas de sua referência. Chame-os por chamada de vídeo ou por áudio. Peça que eles deem as informações do objeto escolhido aos demais colegas usando os referenciais "direita" e "esquerda", com base na imagem desta etapa.
Em seguida, eles deverão indicar um colega para adivinhar o objeto escolhido. É provável que as crianças tenham dificuldades para expressar algumas referências espaciais, mas, neste momento, não as auxilie. Permita a construção e elaboração da ideia ao longo das atividades.
Você poderá propor os itens que desejar na prateleira e realizar essa composição de maneira real, montando-a em sua casa com itens de higiene, frutas de sua região, objetos escolares etc. Esse espaço pode ser um bom cenário para você fazer uma videoaula problematizando o tema do plano.
Ação propositiva
Atividade a ser realizada de forma assíncrona.
Em um primeiro momento, mostre as três representações de sala de aula que estão disponíveis no slide do plano original. Explique a eles que se tratam de representações de uma sala de aula vista de cima. Diga que uma delas provavelmente é semelhante à disposição real da sala de aula em que estudam.
Em seguida, solicite que eles indiquem qual imagem representa melhor a sala de aula da turma. Incentive os alunos a relembrarem do espaço, já que estão há um tempo sem frequentar a escola devido ao isolamento social. Se houver, envie uma fotografia da sala de aula das crianças para facilitar a lembrança.
No segundo momento, envie a cada aluno uma imagem com a representação da sala de aula escolhida. Diga que eles deverão observar a localização dos colegas e escrever o nome nos lugares correspondentes. Encaminhe anexo à esta etapa o espelho de classe da turma, considerando que será necessário adaptar este momento devido à pandemia. Eles também deverão desenhar elementos que estejam faltando, como armários, lixeiras, quadros etc.
Caso eles não possam fazer a impressão das plantas da sala, oriente que façam desenhos. Indique como ferramentas possíveis para isso o Google Desenhos, o Paint ou o software de desenho livre Flochdraw. Você encontra a representação da sala de aula aqui. O software de desenhos está disponível aqui.
No terceiro momento: a partir da observação e representação dos elementos que estão faltando e dos nomes dos colegas em seus respectivos lugares, entregue aos alunos a atividade “referenciais espaciais”. Nela há a indicação da posição de elementos, além de um espaço para que o aluno escreva e desenhe os objetos utilizando os referenciais. O material "Atividade – Referenciais" está disponível aqui.
Na conclusão desta etapa é importante que você se atente aos possíveis erros da turma e recorra sempre à observação das atividades finalizadas. Por isso, é importante criar um mecanismo onde eles façam as devoluções e você realize o feedback por áudio ou videochamada. Se a turma tiver muitos alunos, faça o retorno por meio Google Meet.
Sistematização
Esta etapa deverá ser orientada por meio de um vídeo e feita, pelos alunos, de forma assíncrona. Dê um prazo de dois dias para sua realização.
Explique que as crianças irão realizar um jogo com outro colega de forma virtual. Encaminhe à turma uma cópia da atividade “Encontre aqui”, disponível neste link. Nela, há duas tabelas: uma com vários desenhos e outra idêntica para recorte. Durante a brincadeira, as peças recortadas deverão ficar viradas para baixo. Um aluno da dupla deverá pegar uma carta, observar o desenho e dar duas dicas sobre a localização, utilizando os referenciais espaciais. As rodadas se repetem até que as cartas terminem.
Forme as duplas e oriente os alunos a se encontrem por chamada de vídeo. Um irá projetar o jogo, e o outro vai escolher as cartas. Ao término do jogo, faça o questionamento ao grupo: por que os referenciais espaciais são importantes? Permita que se manifestem e relacionem as respostas aos momentos vividos no encontro virtual com os colegas.
Convite às famílias
Oriente que as famílias ajudem as crianças a marcar o momento da videochamada com os colegas e na confecção do jogo de tabuleiro.