Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; Paint; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Meet, Youtube, Google Desenhos ou o software de desenho livre Flochdraw
Valores trabalhados
- Cidadania
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (30 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os alunos desenvolvam técnicas para representar o espaço e para ler e interpretar representações gráficas e cartográficas em geral. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet. Os materiais para realização do plano serão os de uso comum no ambiente escolar, como papel sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, papel manilha e caneta hidrocor.
Para o desenvolvimento das atividades deste plano, recomenda-se que os alunos trabalhem em quartetos. Por isso, organize os grupos previamente e avise que eles terão que se encontrar por meio de videochamada. Encaminhe o tema da aula enviando o slide que consta no plano original ou grave um áudio falando. Pergunte o que eles imaginam que irá ocorrer na aula. Escute atentamente as respostas (que podem ser enviadas por áudio ou mensagem de texto) e, em seguida, dê início à contextualização.
Recomenda-se que os alunos já tenham internalizadas as relações projetivas: esquerda, direita, frente, atrás, em cima, embaixo etc. Se desejar, retome esses conceitos a partir do plano de aula "Lateralidade e esquema corporal" disponível aqui.
Contextualização (40 minutos)
Este momento pode ser realizado totalmente de forma assíncrona. Por meio de vídeo ou áudio, peça que os alunos se atentem à leitura do seguinte poema de José Paulo Paes, do livro "Brincando com as palavras". Realize a gravação:
Atenção, detetive…
Se você for detetive
descubra por mim
que ladrão roubou o cofre
do banco do jardim.
E que padre disse amém
para o amendoim.
Se você for detetive
faça um bom trabalho.
Me encontre o dentista
que arrancou o dente do alho.
E a vassoura sabida
que deixou a louca varrida.
Se você for detetive
um último lembrete.
Onde foi que esconderam
as mangas do colete?
E quem matou o piolho
Da cabeça do alfinete?
Após gravar o poema, pergunte aos alunos se gostaram do que foi lido. Aproveite para realizar um trabalho interdisciplinar e questione-os sobre as rimas (mim, jardim, amendoim, lembrete, colete, alfinete, trabalho, alho). Feito isso, pergunte:
- Quem é o personagem principal desse poema? (Detetive)
- O que faz um detetive? (Desvenda mistérios, descobre as coisas etc.)
- O que ele precisa para encontrar tesouros e resolver mistérios? (Instrumentos como lupa, mapas, pistas etc)
- Se o detetive precisasse encontrar um tesouro perdido em uma ilha deserta, um mapa ajudaria? O que vocês acham que deveria constar neste mapa? (Possíveis respostas: os desenhos dos locais nos quais ele deverá chegar para pegar as pistas etc.)
Conclua dizendo que a discussão será aprofundada no decorrer das atividades.
Problematização (50 minutos)
Este momento deve ser realizado de forma síncrona por meio de videochamada no WhatsApp ou Google Meet. Inicie a discussão retomando a ideia do poema: se nós fossemos detetives, com certeza precisaríamos de mapas para descobrir tesouros em uma ilha.
Em seguida, apresente a questão que está no slide do plano original, enviando à turma o arquivo ou projetando a imagem na tela. Permita que os alunos se expressem livremente, ligando seus microfones ou por mensagens de texto. Escute atentamente e anote o que disserem no Google Docs.
Diga que para responder à questão, todos devem pensar nas informações que o mapa deveria conter para que pudesse ajudar na busca de algo ou no deslocamento de alguém. Esclareça que um dos fatores mais importantes é que o mapa traz informações claras. É importante destacar que ao elaborar um mapa simples, os alunos devem localizar os elementos principais que percebem como referenciais espaciais, sejam de localização ou deslocamento.
Você pode enviar fotos de diferentes mapas para os alunos observarem essas características.
Ação propositiva
Atividade a ser realizada de forma assíncrona. Grave um vídeo em formato de tour dos espaços da escola, levando em consideração que os alunos estão em isolamento social. Grave a sala de aula, os jardins, o pátio, outras salas, a sala da diretora, a secretaria etc. Narre as características dos espaços e explique as funções de cada ambiente para o bom funcionamento da escola.
Agora, em grupos, conforme a orientação inicial, os alunos deverão criar um mapa mental, utilizando ferramentas de desenho. Sugere-se que utilizem o Google Desenhos, o Paint ou o software de desenho livre Flochdraw. Eles deverão fazer desenhos que representem a imagem espacial que têm dos lugares da escola, com base no vídeo que você enviou. Cada grupo deverá decidir e elaborar um único mapa mental (desenho) indicando um trajeto com saída da sala de aula até o local que guardará um tesouro escondido. Deixe certo um lugar com o tesouro, demarque este espaço. Esse tesouro poderá ser indicado com um cartão ou com uma frase de incentivo nos estudos, frases sobre a importância da amizade, do respeito etc.
Sistematização (60 minutos)
Peça que os alunos peguem uma folha sulfite e desenhem um caminho, trocando o lugar do tesouro que você havia escolhido na etapa anterior. É necessário que retomem ao vídeo que você disponibilizou no início da aula. Quando todos terminarem, troque os mapas mentais entre os grupos. Para isso, eles deverão enviar uma fotografia de suas produções e você irá fazer uma nova distribuição. Peça que eles gravem áudios contando como seria procurar o tesouro nos mapas criados pelos colegas, que divergem dos da etapa da ação propositiva.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos dois vídeos abaixo, que complementam os conceitos abordados:
- "Minha escola", disponível aqui.
- "O Mapa", disponível aqui.