Plano de Aula

Plano de aula: MAPAS MENTAIS - TRAJETO DA ESCOLA

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09 - Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento das atividades deste plano recomenda-se que os alunos trabalhem em quartetos, desta forma, já deixe a sala organizada dessa maneira desde o início da aula.

Materiais necessários: Papel sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, papel manilha e caneta hidrocor.

Para você saber mais:

ARCHELA, R.S.; GRATÃO, L.H.B.; TROSTDORF, M.A.S. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Revista Geografia, vol.13, n.1, jan/jun 2004, Londrina-PR. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Para esta atividade recomenda-se que os alunos já tenham internalizados conceitos referentes às relações projetivas: esquerda, direita, frente, atrás, em cima, embaixo, etc. Se desejar, previamente retome esses conceitos a partir do plano de aula disponibilizado no site da Nova Escola:

PARAGUAI, Elaine Ap. Plano de aula: Lateralidade e esquema corporal. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 20 mai 2019.

BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula - Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5746/em-cima-embaixo-dentro-e-fora-seguindo-as-pistas-para-se-localizar>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos o leiam e caso necessário os auxilie. Pergunte o que imaginam que irá ocorrer nesta aula, escute atentamente as respostas e em seguida dê início a contextualização.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos