Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeira com rimas

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Cartões com imagens que apresentem pares de rimas ou jogos prontos industrializados que apresentem o desafio de encontrar rimas. Sugere-se que imprima o seguinte jogo (acesse aqui)

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ter uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo destas uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades poderão ser conceituais, como:
1. achar que rimas são duas figuras pertencentes ao mesmo campo semântico e não que são palavras com o mesmo som final, por exemplo: BANANA e ABACAXI;

2. achar que o solicitado é que o início da palavra seja igual, e não o final, por exemplo: BANANA e BONECA.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. p. 36. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 36.

FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, volume 2, Revista 19, Jul-Dez 2017, pp. 11-26.

LEAL, T.F.; MELO, K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental. (org) BARBOSA, M.L.F.F.; SOUZA, I.P. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 01 minuto

Orientações:

  • Antes de jogar: Imprima o jogo em papel de gramatura mais firme, como papel canson, cartolina ou colorset. Se preferir, imprima em folha sulfite e cole em uma folha mais firme. Se for possível, plastifique o jogo com contact para que ele dure mais. A quantidade de jogos a serem impressos dependerá da quantidade de alunos. Calcule 1 kit de jogo para cada grupo de 4 alunos. Eles poderão jogar uma dupla contra outra dupla, assim as crianças poderão colaborar durante o jogo.
  • Apresente a proposta aos alunos, dizendo que vão brincar com um jogo de rimas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos