Plano de Aula

Plano de aula: Encontrar/formar rimas em cantigas conhecidas

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Cartaz com a letra da cantiga, letras de cantigas (disponíveis aqui) impressas para distribuir entre as crianças, lápis, borracha.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte da cultura popular brasileira. Além de ter uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo destas uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Alunos que se encontram no processo inicial de compreensão da leitura e escrita terão dificuldade em fazer o ajuste da pauta sonora à forma gráfica para encontrar as palavras.

Referências sobre o assunto: FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 pp. 11-26, Jul-Dez 2017.

LEAL, T.F.; MELO, K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental. (org) BARBOSA, M.L.F.F.; SOUZA, I.P. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Materiais complementares:

Outras informações sobre o trabalho com rimas em canções: C122 Caderno de orientações: canções. São Paulo, Ministério da Educação, 2011. 24 p. Disponível em: <https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/cancoes-efund-b-20150712180414.pdf>. Acesso em: 11/12/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

Esta aula é composta por duas atividades, uma de leitura e outra de escrita (com ou sem banco de palavras) com foco em análise linguística.

Os alunos deverão ser organizados em duplas formadas por crianças com hipóteses de escrita próximas, possibilitando a troca de ideias e informações.

  • Diga aos alunos que hoje farão duas atividades sobre rimas e que para realizá-las precisarão prestar muita atenção e pensar bastante nas palavras que conferem ritmo e sonoridade às canções - as palavras que rimam.
  • Explique que o foco das atividades é encontrar ou escrever rimas dentro das canções que eles já conhecem. Comente que a rima é uma característica do gênero textual que estão estudando: cantigas e canções.
  • Oriente os alunos que nem todos farão a mesma atividade ao mesmo tempo. Metade da sala estará fazendo a atividade de leitura, procurando e circulando as palavras que rimam enquanto a outra metade da sala estará fazendo a atividade de escrita (que consiste na letra de uma canção com algumas lacunas que o aluno deverá completar, consultando um banco de palavras).

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos