Plano de Aula

Plano de aula: Revisão de texto

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação Vida Cotidiana / Artístico literário / Todo os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Para que esta aula aconteça, é necessário que os alunos tenham passado por uma aula de produção de textos. É preciso que você tenha lido todas as produções e escolha um que represente alguma dificuldade encontrada no grupo. Você precisará de quadro e giz ou data show e computador para projetar o texto a ser revisado.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de uma turma de 1º ano, talvez os alunos tenham dificuldade em compreender o foco da revisão textual, principalmente porque nesta aula, o foco da revisão será a composição textual e não a ortografia. Portanto, preocupe-se em ensinar procedimentos de revisão e os motivos que nos levam a revisar um texto. Dessa forma as crianças irão desenvolvendo, desde cedo, o hábito de reler aquilo que escrevem com o objetivo de aprimorar a comunicação escrita.

Referências sobre o assunto:

A chave para o bom texto: revisão. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2565/a-chave-para-o-bom-texto-revisao>. Acesso em: 12 dez. 2018.

BRANDÃO, A. C.P. A revisão textual na sala de aula: Reflexões e possibilidades de ensino. In: LEAL, T.F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 119-134.

SPINILLO, Alina Galvão; CORREA, Jane. A revisão textual na perspectiva de professoras do ensino fundamental. Educ. rev. (online). 2016, n. 62, pp. 107-123. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602016000400107&script=sci_abstract>. Acesso em: 12 dez. 2018.

VILARINHO, Sabrina. Produção textual e revisão coletiva. Canal do Educador. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/producao-textual-revisao-coletiva.htm>. Acesso em: 12 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações:

  • Nesta aula será feita uma revisão textual coletiva de uma das produções dos alunos. O foco da revisão será na composição textual do gênero Cantigas e Canções. Os alunos deverão ter passado por uma aula de produção textual na qual, baseada em uma cantiga conhecida (sugestão: “Dona baratinha” - disponível em: https://www.letras.com.br/cantigas-populares/a-barata-diz-que-tem, acesso em 26 nov. 2018.) eles tenham produzido uma estrofe modificando o nome do animal e o que ele diz que tem.
  • Para esta atividade os alunos deverão estar organizados de forma que todos possam visualizar o texto que está sendo compartilhado pelo data show ou no quadro.
  • Após ler todas as produções, o professor deverá escolher um ou dois textos que apresentem problemas referentes à estrutura composicional do texto (que é uma estrofe de uma cantiga). Dessa forma, o texto poderá apresentar problemas em: quebra de linha de acordo com os versos da estrofe; falta de ritmo ao ser cantada; aglutinação de palavras; ausência de rimas; ausência de coerência decorrente da troca de palavras para constituir-se em um novo texto.
  • Para esta aula foi escolhida a questão da quebra de linhas, ou seja, a estruturação do texto em versos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos