Atividade para impressão - LPO1_01SQA04.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura de cantigas respeitando o ritmo e a melodia
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção
Por: Nadia Camargo
Descrição
Esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor, microfone, caixa de som. - Recursos Educacionais Digitais:
Vídeo da música em A casa
Karaokê: A casa. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=3dH29fE3RgE. Acesso em 10 nov. 2024. - Materiais diversos:
Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, folhas sulfites (uma por aluno).
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição de textos poéticos
Prática de Linguagem
- Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)
Objetivos de aprendizagem
- Ajustar a pauta sonora ao texto escrito na leitura de uma cantiga que se sabe de cor.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 min
Esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.
Dificuldades antecipadas: Uma possível dificuldade é se recusar a fazer a leitura dizendo que ainda não sabe ler, no entanto a letra da música já deve ser conhecida e memorizada anteriormente, o que facilitará o trabalho de “leitura”. Também poderá acontecer da criança não realizar a relação correta entre o som e a forma gráfica da palavras, oralizando uma determinada parte da canção e apontando para outra. Poderá ter dificuldade em identificar a palavra como uma unidade, realizando a leitura globalmente.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 min
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Diga aos alunos que vocês farão a leitura da música “A casa” de Toquinho.
Obs: É importante que as crianças já conheçam a letra, já tenham cantado várias vezes e feito atividades com essa música em outros momentos. Principalmente os alunos que ainda não sabem ler, precisam saber de memória a letra da música a fim de que possam participar da atividade lendo mesmo sem saber ler convencionalmente.
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações: Organize as crianças numa posição confortável para cantar uma música que já sabem de cor, pode ser em roda. Diga que você irá colocar a música “A casa” para tocar para todos cantar juntos.
Coloque a música duas ou três vezes para que todos cantem e se lembrem da letra.
Distribua folhas sulfites e peça para que os alunos façam um desenho de como seria essa casa. Essa atividade tem como objetivo ver o que os alunos compreenderam da música, explorando suas imaginações. Guarde os desenhos para expor no quadro ao final da aula e abrir uma discussão sobre as percepções de cada um.
Materiais complementares: você pode acessar um vídeo da música em A casa
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA