Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_10GEO05
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, embalagens e outros objetos, dado com figuras planas nas faces (ou cartões com as figuras para sorteio) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, procure fazer encontros com menos alunos para garantir maior participação de todos e boas intervenções. Desta forma, poderá ter a cada encontro dois grupos de cerca de 4 ou 5 alunos jogando na atividade principal.
Se sua aula for assíncrona, é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas, conforme as sugestões abaixo.
Retomada
Aula simultânea: A retomada pode ser realizada conforme orientações do plano de aula.
Aula assíncrona: Envie o slide da retomada e a questão do Discuta com a turma, para que os familiares conversem com as crianças. Nas orientações deixe claro o propósito da atividade.
Atividade principal
Aula simultânea: Encaminhe com antecedência a imagem do dado com as figuras (vide materiais complementares do plano de aula) para que montem. Caso não seja possível ter acesso à impressão, podem substituir por 2 cartões com cada uma das formas desenhadas, colocados num recipiente para sorteio. Você deve organizar os objetos e embalagens nos diversos formatos, inclusive cubos. Apresente todos os objetos aos alunos, antes de iniciar a brincadeira. Faça o jogo, da seguinte maneira: uma equipe joga contra a outra. Todas as crianças devem participar, uma a uma, marcando pontos para a sua equipe. O jogador sorteia a figura e escolhe um dos objetos, que se estiver correto será separado por você. Organize dois espaços para separar os objetos conquistados por cada equipe. Se não houver mais objeto com a forma plana sorteada, o jogador passa a vez. Ganha o jogo a equipe que conseguir pegar mais objetos. Utilize as questões do Discuta com a turma durante o jogo.
Aula assíncrona: Proponha que joguem em família. Para tanto, encaminhe com antecedência a imagem do dado com as figuras planas (vide materiais complementares do plano de aula) para que montem. Caso não seja possível ter acesso à impressão, podem substituir por 2 cartões com cada uma das formas desenhadas, colocados num recipiente para sorteio. É importante que solicite que separem uma quantidade de objetos que tenham os formatos desejados, mas, como o cubo é mais difícil, envie pronto ou para que montem, se for cômodo (modelo está junto ao modelo do dado). Envie orientações às famílias, com as regras do jogo: cada um deve jogar o dado (ou sortear uma ficha), observar a figura plana “sorteada” (quadrado, círculo ou retângulo), escolher um objeto que tenha a mesma forma plana na sua face e pegar para si. Os participantes devem avaliar se a escolha foi feita corretamente. Todos devem jogar, cada um na sua vez, até que os objetos terminem. Se não houver mais objeto com a forma plana sorteada, o jogador passa a vez. Ganha o jogo quem conseguir pegar mais objetos.
Discussão da solução
Aula simultânea: Você pode fazer a colagem para que acompanhem, mas antes realize a discussão proposta no painel de soluções do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe as questões a seguir (adaptadas do Discuta com a turma do Painel de soluções), para que respondam depois de jogarem, e peça que te enviem (um adulto pode ser o leitor e o escriba, se necessário):
1. Quais são as formas planas presentes nas faces dos objetos?
2. Houve alguma dificuldade em identificar a face de algum objeto?
3. Existe uma das formas não planas que possui apenas duas bases e não faces. Através das características observadas, vocês conseguiriam descobrir qual é essa forma não plana?
4. Pensando em objetos do dia a dia com forma de cilindro, cubo e bloco retangular é possível imaginar quais são as formas planas que estão em suas faces ou bases?
Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Faça e mande uma devolutiva às respostas dos alunos, com suas intervenções e um fechamento baseado no slide de encerramento.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder às questões e realizar a atividade com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.