Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_10GEO08
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, embalagens e outros objetos, dado com figuras planas nas faces (ou cartões com as figuras para sorteio) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas, conforme as sugestões abaixo e, se necessário, serem leitores e escribas para as crianças.
Aquecimento
Aula simultânea: Essa atividade pode ser realizada conforme orientações do plano de aula.
Aula assíncrona: Envie o slide do aquecimento e as questões do Discuta com a turma, para que os familiares conversem com as crianças. Nas orientações deixe claro o propósito da atividade.
Atividade principal
A proposta de atividade deste plano é utilizar o tato para descrever o objeto e o colega descobrir qual é a figura. Para isso, é necessário que tenham as quatro formas: cilindro, cubo, esfera e bloco retangular. A caixa pode ser substituída por um saquinho, que não seja transparente. Se a sua aula for simultânea, procure fazer encontros com menos alunos para garantir maior participação de todos e boas intervenções. Peça a um aluno que coloque a mão na caixa ou no saquinho e descreva o primeiro objeto que tocar e um colega específico ou os demais colegas devem adivinhar qual é. Repita até cada aluno participar (por isso, é bom estar com grupos menores). Numa aula assíncrona, pode orientar para que a criança brinque com um ou mais familiares. Mas se os alunos não tiverem, em casa, os sólidos geométricos, você pode pensar numa situação imaginária, como (esta atividade pode ser usada em qualquer modelo de aula):
UMA TURMA IRÁ BRINCAR DE CAIXA SURPRESA, UTILIZANDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS NÃO PLANAS. PARA QUE OS COLEGAS ADIVINHEM QUAIS SÃO AS FORMAS, UM ALUNO POR VEZ TERÁ QUE DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS DO OBJETO QUE TOCAR COM AS MÃOS. VAMOS AJUDÁ-LOS? DESCREVA COMO SÃO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS QUE VOCÊ JÁ CONHECE.
Discussão da solução
Aula simultânea: Realize, coletivamente, uma discussão com base no Discuta com a turma.
Aula assíncrona: Se você trabalhou com a atividade da caixa (saquinho) surpresa ou se pensaram na situação imaginária, envie questões para que reflitam sobre as características das figuras. Peça que te enviem a atividade.
- Para descrever os objetos, devemos pensar nas características parecidas ou diferentes entre eles?
- Se o aluno falar somente que está tateando um objeto que tem faces planas, dá para descobrir qual é a forma? Por quê?
- Se ele falar que está tateando um objeto que rola, dá para descobrir qual é a forma? Por quê?
- Qual das formas possui somente duas bases para se apoiar?
- Qual das formas não possui faces nem bases para se apoiar?
- Qual das formas possui faces quadradas?
- Qual das formas possui faces retangulares com tamanhos diferentes?
Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva às atividades, com intervenções necessárias e um fechamento com as principais características de cada figura trabalhada.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem, que será divertido e pode envolver várias pessoas da família. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder às questões com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.