Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo as características das formas não planas por meio do tato
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geometria- Formas não planas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
Objetivos específicos
Reconhecer propriedades de identificação de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular.
Conceito-chave
Características de Cilindro, Esfera, Cubo e Bloco Retangular.
Conhecimentos prévios
Nome e características (bases, faces. superfícies redondas, etc) das formas não planas;
Recursos necessários
- Caixas de sapato com tampa;
- E.V.A. (dois círculos de 13 cm. de diâmetro por caixa);
- Cola quente, cola de E.V.A., ou cola de contato;
- Enfeites para a caixa (podem ser adesivos, desenhos, pintura, etc);
- Objetos com forma de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular;
- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;
- Cartolina ou papel kraft, papel cartão, etc. e caneta hidrocor para fazer um cartazes de registros (caso queira);
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer propriedades de identificação de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular.
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA