Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_10GEO02
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, objetos em formato de cilindro e esfera, massinha (pronta ou feita em casa) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula dividida em dois encontros. O primeiro até a atividade principal e o segundo com o painel de soluções e o fechamento.
Se sua aula for assíncrona, é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas.
Independente do formato da sua aula, solicite aos familiares que separem com antecedência objetos com os formatos de cilindro e esfera, para que os alunos utilizem na aula (por exemplo: rolinhos de papel e bolinhas de gude). Também necessitarão de massinha, que você pode enviar, podem ter em casa ou fazer uma receita caseira. Veja (você pode indicar o link ou enviar a receita se achar necessário): https://youtu.be/pgc5yMjq6Hg
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula, solicitando que tenham em mãos os objetos que separaram antecipadamente.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa, incluindo o manuseio dos objetos que separaram antecipadamente.
Atividade principal
Aula síncrona: Após o aquecimento, inicie com a comparação entre a esfera e o cilindro proposta no slide 3. A seguir, solicite que recriem com massinha as duas formas, e te encaminhem uma foto de suas obras.
Aula assíncrona: Encaminhe o slide 3, instruções às famílias e as duas questões abaixo para que respondam e te enviem (se for necessário, com a ajuda de um leitor e um escriba adulto):
1. COMO VOCÊ DESCREVERIA UMA ESFERA?
2. COMO VOCÊ DESCREVERIA UM CILINDRO?
Depois de responderem, solicite que recriem com massinha as duas formas e te encaminhem uma foto de suas obras, se possível.
Painel de soluções
Aula síncrona: Com as fotos organize uma exposição virtual ou um painel de fotos. Para isso pode usar, por exemplo, o Padlet ou o Google apresentações.
https://youtu.be/ahrXd0Kqwso
https://www.youtube.com/watch?v=KWhNHY6_Wm4&t=2461s
Envie aos alunos antes do segundo encontro e peça que aprecie observando as produções de todos. Realize com os alunos as reflexões propostas no plano de aula para o painel de soluções.
Aula assíncrona: Com as fotos organize uma exposição virtual ou um painel de fotos. Para isso pode usar, por exemplo, o Padlet ou o Google apresentações.
https://youtu.be/ahrXd0Kqwso
https://www.youtube.com/watch?v=KWhNHY6_Wm4&t=2461s
Envie aos alunos e solicite que respondam às perguntas (adaptadas do discuta com a turma) e te enviem (se for necessário com a ajuda de um leitor e um escriba adulto):
OBSERVE AS FOTOS DE TODOS OS COLEGAS E RESPONDA:
1. QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESFERAS EXPOSTAS?
2. QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE OS CILINDROS EXPOSTOS?
3. SE FORMOS DESENHAR UMA ESFERA, COM QUE SE PARECERÁ O DESENHO?
4. VOCÊ ACHA QUE É POSSÍVEL SABER QUAL É A PARTE DE CIMA E DE BAIXO DE UMA ESFERA?
5. QUAL É A FORMA DA BASE DO CILINDRO?
6. SE OLHARMOS O LADO DO CILINDRO (QUE LIGA AS DUAS BASES), SE PARECE MAIS COM QUAL FORMA?
7. O QUE MUDA AO APOIAR O CILINDRO NA BASE PLANA (EM PÉ) OU DEIXÁ-LO “DEITADO” NA HORIZONTAL?
8. SE FIZERMOS ESSE TESTE EM UMA RAMPA OU SUPERFÍCIE INCLINADA. O QUE SERÁ QUE ACONTECE?
9. E SE DEIXARMOS A ESFERA NESSA MESMA RAMPA. O QUE ACONTECERÁ?
10. É POSSÍVEL EMPILHAR CILINDROS UM SOBRE O OUTRO APOIANDO NA BASE?
11. E SE VIRARMOS NA HORIZONTAL OS CILINDROS, SERÁ QUE CONSEGUIMOS EMPILHAR?
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Faça um fechamento da aula conversando e fazendo um registro coletivo das características das formas estudadas (você pode enviar o registro a todos), usando como base o slide de sistematização do conceito e feche a aula com o encerramento.
Aula assíncrona: Encerre com uma lista das características de cada forma estudada, com base nos slides de sistematizando os conceitos e encerramento.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a auxiliarem as reflexões sobre o cilindro e a esfera e a conduzir as atividades. Envie orientações bem claras, inclusive sobre os conceitos. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.